Faça do SOS Guarujá seu informativo a qualquer hora. Assuntos locais e de interesse geral.

Faça do SOS Guarujá seu informativo a qualquer hora. Assuntos locais e de interesse geral.
Atualizamos o blog várias vezes todos os dias para que você tenha a informação em cima da hora.Colabore mandando eventos, matéria,denúncias,textos...tudo que possa interessar à comunidade do Guarujá.

CLIQUE AQUI E SEJA LEVADA Á MAIOR LOJA DE BIQUÍNIS DO GUARUJÁ ATACADO E VAREJO

CLIQUE AQUI E SEJA LEVADA Á MAIOR LOJA DE BIQUÍNIS DO GUARUJÁ ATACADO E VAREJO
CLIQUE E SEJA LEVADA Á MAIOR LOJA DE BIQUINIS DO BRASIL

segunda-feira

Guarujá integra força-tarefa contra a Hepatite B

 
Agora, pessoas com até 29 anos devem procurar a unidade de saúde mais próxima, para receber a vacina
 
Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e de Saúde da Família (Usafa) da Prefeitura de Guarujá integram uma “força-tarefa” contra a Hepatite B. A ação, que é coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde, visa intensificar e conscientizar a população, quanto à necessidade de receber a dose da vacina.
 
Desta vez, a vacinação teve como principal mudança, a ampliação da faixa etária. Agora, ela será oferecida, gratuitamente, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), àqueles com idade entre 0 e 29 anos. Antes, a vacina só era aplicada em pessoas com até 24. Em Guarujá, a cobertura vacinal é de 97 mil pessoas.
 
Conforme explica a diretora de Vigilância em Saúde de Guarujá, Ana Terezinha Lopes Plaça, não se trata de uma campanha. “A vacina já existe nas unidades de saúde, em qualquer época do ano. É mais um alerta do Estado, em virtude da temporada de verão e das férias escolares”.
 
Ainda de acordo com a diretora, a intensificação nos meses de janeiro e fevereiro visa atingir, principalmente, os adolescentes com idades entre 15 e 19 anos. Pois, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde, um em cada três paulistas nesta faixa etária ainda não foi imunizado contra a hepatite B.
 
No Município, as unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Além da população com até 29 anos de idade, a vacina está disponível aos grupos considerados de risco.
 
Atenção – Para ficar completamente imunizado, é preciso tomar três doses da vacina. A segunda dose acontece um mês depois da inicial. A terceira, após seis meses. De acordo com o Estado, a vacinação será reforçada nos próximos dois meses.
 
Doença – A hepatite B é uma doença infecciosa, frequentemente crônica, causada pelo vírus da Hepatite B. É transmitida sexualmente ou por agulhas com sangue infectado e pode progredir para cirrose hepática ou cancro do fígado. A única medida é a prevenção pela vacina, que é eficaz. Sua transmissão pode ser realizada por contatos diretos com saliva, sangue e fluídos corporais. Dentre os sintomas, pele e conjunctiva dos olhos amarelos, febre, falta de apetite (anorexia), mal-estar, urina escuras, náuseas e comichão.
 

PREFEITURA DE GUARUJÁ – Assessoria de Imagem e Comunicação Pública – Tel.: (13) 3308-7470
Jornalista responsável: Karina Praça (MTb 43.955) Redatora: Meilin Neves (48.560)

Nenhum comentário: