Faça do SOS Guarujá seu informativo a qualquer hora. Assuntos locais e de interesse geral.

Faça do SOS Guarujá seu informativo a qualquer hora. Assuntos locais e de interesse geral.
Atualizamos o blog várias vezes todos os dias para que você tenha a informação em cima da hora.Colabore mandando eventos, matéria,denúncias,textos...tudo que possa interessar à comunidade do Guarujá.

CLIQUE AQUI E SEJA LEVADA Á MAIOR LOJA DE BIQUÍNIS DO GUARUJÁ ATACADO E VAREJO

CLIQUE AQUI E SEJA LEVADA Á MAIOR LOJA DE BIQUÍNIS DO GUARUJÁ ATACADO E VAREJO
CLIQUE E SEJA LEVADA Á MAIOR LOJA DE BIQUINIS DO BRASIL

quarta-feira

Ponte ligando Santos a Guarujá mais uma vez os interesses econômicos na frente da população.

O projeto é péssimo, atende ao Lobby das transportadoras e Terminais marítimos, não desenvolve o turismo e seu custo é muito maior, a balsa continuara a ser usada pela grande maioria da população que não dará volta olímpica para acessar esta ponte. Lamentável a posição dos prefeitos que mais uma vez ignora ou anseio da população.

O túnel em termos ambientais é muito melhor e custo é menor.

O risco de uma colisão entre uma balsa e um navio ficará a cada ano que passa um risco maior, se acontecer uma colisão deste tipo além de vidas humanas, terá um grande desastre ambiental pelo vazamento de combustível, se aferir um grande prejuízo econômico, pois fecharia a entrada da Barra.

O Mundo combate o aquecimento global esta ponte sem dúvida pelo deslocamento muito maior dos veículos terá uma queima maior de combustível fóssil, um dos vilões do aquecimento. Parece que Santos e Guarujá andam na contramão do Mundo.

Esta ligação poderá por em risco uma possível invasão de terminais de contêineres e posseiros na área continentais um dos poucos redutos de Mata Atlântica e manguezais na nossa Região, em suma lamentável esta ponte que atenderá somente interesses financeiros em detrimentos mais uma vez a população.


Autor
Richard
Ambientalista Ex-Presidente da Comissão do Meio Ambiente da OAB Guarujá (2.004-06) Coordenador das Comissões do Meio Ambiente da Baixada Santista da OAB (2005-09); Membro da Comissão dos Direito de Deficiências OAB São Paulo (2.005-07); Membro Consultor da Comissão do Meio Ambiente da OAB Secção de São Paulo(2.005-06); Membro Efetivo da Comissão do Meio Ambiente da Secção de São Paulo em 2.007 a 09; Consultor Ambiental e Jurídico da Associação Brasileira de Parceria Público Privada - PPP e Diretor da OSCIP Hama Mu Socio-Ambiental e Cultural - Site: www.hamamu.com.br, Membro do Conselho Cultural do Instituto Litoral Verde (2.006 e 07); Representante da CMA - OAB/SP junto ao IBAMA; Membro da Câmara de Conciliação, Mediação & Arbitragem de Santos; Sócio da SOAFAN; Diretor da AAISA.

13 comentários:

Anônimo disse...

O que me impressionou, é a rapidez que o projeto ficou pronto.
Justificar dizendo que será um cartão postal é piada.

Anônimo disse...

Se é para fazer um ponte,para cobrar pedágio,deixa a balsa mesmo... o governo tucano adora enfiar um pedágio no povo.

NÃO SOU PETISTA,E NEM TUCANO.

Anônimo disse...

Interessante falarem em Cartão Postal. E os imóveis que ficarão embaixo da ponte? E os caminhões circulando pela Ademar de Barros?

Pro comércio vai ser uma belezura. A Associação COmercial está batendo palmas. É claro que a associação comercial de Santos. Ou voces acham que santista vem comprar no Guarujá? Vai ficar molezinha para comprar em Santos.
Ah eu também nao sou pt nem tucano e nem PV

Anônimo disse...

Não se preocupem, essa historia a ponte já é muito velha. A mais de 20 anos tinha-se o tunel como certo. Não deu em nada. O Serra agora vai prometer tudo, pontes, hospitais, escolsa, etc. Dou risada. A turma entra.

Anônimo disse...

Nossa como é impressionante esse pessoal que só sabe criticar e não enxerga a estupidez que escreve. Primeiro lugar acham que isso é politicagem. Sendo ou não é um benefício incontestável para o Guarujá, só reclamam parecem que gostam de viver isolados. Agora quando é um outro país ou lugar que deseja construir algo grandioso é bonito, legal, mas quando é aqui na casa de vocês é algo idiota sem sentido. Eu imagino o quanto Guarujá vai encher de gente, com isso o ímovel se valorizando. Mais riqueza para a cidade, se interligando com Santos através de ônibus. Às vezes pessoas que acreditaram em algo e foram iludidas gostam de estragar os sonhos dos outros dizendo coisas para somente baixar a moral, sendo que o frustado é a pessoa que diz que nada vai dar certo. Vu lhes dizer que este projeto é futuro, porque nada é por acaso, por amigos eu escrevo que o futuro começa agora e com isso já estão começando a mudar a cara de baixada santista. Isto seria por causa do futuro investimento que a maior empresa do brasil vai fazer? quem sabe!?

Antonio disse...

Sou totalmente a favor da ponte na Av Adhemar de Barros nao da mais para esperar a poluiçao e perigo que consta no texto eo igual ou maior com as balsas

Nao vai distruir o comercio ou os bairros a ponte tem uma altura elevada nem mesmo em sua elevaçao vai chegar a cobrir a Avenida.Os bairros nao teram trasito maior e sim menor!

Essa ponte ja deveria ter saido muito antes espero que fique pronta logo

Anônimo disse...

Projeto rápido ou não, com outros detalhes referente ao que dizem algumas pessoas, é muito mais fácil, barato, seguro e viável construir uma ponte que o túnel.
Acho apenas que o problema é mais político, mas não tem retorno, ou a ponte sai ou sai quem administra a cidade!
Ninguém vai suportar mais esperar as balsas, o problema é sério e tornou-se questão de honra para o prefeito!
E as balsas, pode colocar no ferro velho, porque se os navios que andam abalroando os atracadouros delas não as eliminarem, algum carro um pouco mais pesado vai, estão em péssimo estado e totalmente enferrujadas.
Em referencia a questão ambiental, não há problema algum pq se as balsas, navios, poluição do canal, dragagem, etc, etc, não são problema, como uma ponte que vai viabilizar acesso muito mais rápido e barato entre as cidades, alavancar imobiliariamente e comercialmente falando, poderia causar algum impacto ambiental, desculpa política mesmo, claro!

Baba Neuci disse...

Estou indignada com a construção de uma ponte, num local onde poderia ser feitos outros investimentos importantes, visando o desenvolvimento dessa área.Essa ponte servirá a quem , me pergunto.Ali na Avenida Mário Covas, vai tumultuar a Ponta da Praia, e atrapalhar o porto, do lado do Guarujá vai criar um grande minhocão como aconteceu em São Paulo e matar a região( veja http://luckenzy.blogspot.com/2007/07/minhoco-7-maravilha-da-decadncia.html).Alem disso quem dirigindo uma bicicleta vai subir, 70, 80 metros, ou fazer isso a pé.
Como ali os caminhões nao vão passar, já se fala em construir mais uma ponte só para eles.A solução seria o tunel neste local, pois seria um espaço curto, não atrapalharia o porto e serviria a pedrestes e bicicletas tambem.A história que tunel é inviável é uma grande mentira, pois já foram construidos tuneis em locais muito mais dificeis, sob o rio pinheiros, em metrôs.Isso é desculpa para enganar o povo, pois em época de eleição o que chama a atenção são as grandes pontes.
è preciso fazer alguma coisa, essa ponte irá trazer atraso para uma região que esta em crescimento, por que não fazer uma unica ponte no Sabó, por exemplo, e resolver os dois problemas de carros e caminhões.è facil perceber que uma ponte de 80m de altura e mais de 150m de estaiado é um grande cartão postal, mas é tambem um grande problema urbano, pois quantos quilometros são necessários nas duas margens para fazer essa ponte ??

Neuci disse...

Estou indignada com a construção de uma ponte, num local onde poderia ser feitos outros investimentos importantes, visando o desenvolvimento dessa área.Essa ponte servirá a quem , me pergunto.Ali na Avenida Mário Covas, vai tumultuar a Ponta da Praia, e atrapalhar o porto, do lado do Guarujá vai criar um grande minhocão como aconteceu em São Paulo e matar a região( veja http://luckenzy.blogspot.com/2007/07/minhoco-7-maravilha-da-decadncia.html).Alem disso quem dirigindo uma bicicleta vai subir, 70, 80 metros, ou fazer isso a pé.
Como ali os caminhões nao vão passar, já se fala em construir mais uma ponte só para eles.A solução seria o tunel neste local, pois seria um espaço curto, não atrapalharia o porto e serviria a pedrestes e bicicletas tambem.A história que tunel é inviável é uma grande mentira, pois já foram construidos tuneis em locais muito mais dificeis, sob o rio pinheiros, em metrôs.Isso é desculpa para enganar o povo, pois em época de eleição o que chama a atenção são as grandes pontes.
è preciso fazer alguma coisa, essa ponte irá trazer atraso para uma região que esta em crescimento, por que não fazer uma unica ponte no Sabó, por exemplo, e resolver os dois problemas de carros e caminhões.è facil perceber que uma ponte de 80m de altura e mais de 150m de estaiado é um grande cartão postal, mas é tambem um grande problema urbano, pois quantos quilometros são necessários nas duas margens para fazer essa ponte ??

Unknown disse...

Algumas correções no texto original, motivos que me levam a ser contrário a ligação por ponte, porém totalmente favorável a ligação por túnel entre Santos e Guarujá.

A altura da ponte anunciada é a principal delas: 70 metros é pouco para o presente e um estorvo para o futuro.Se tal ponte já estivesse construída, os portêineres que chegaram no início do mês ao Terminal de Contêineres da margem esquerda (Tecon) não teriam entrado no canal. Da linha d'água até o alto da carga, o navio chinês Zhen Hua, que trouxe os guindastes, media 80 metros. Outros equipamentos necessários à expansão do porto, como os carregadores de graneleiros (shiploaders), são ainda mais alto chegando a 120 metros.

Se a ponte já estivesse no lugar anunciado, vários transatlânticos de temporada, variando de 55 a 63 metros de altura, como os navios Costa Mágica e Concórdia, necessitariam de operações especiais para entrar no porto porque estariam próximos demais dos limites de segurança. Os cargueiros pós-panamax já vão perto dos 70 metros de altura e nem são os maiores navios. E isso aconteceria agora. Daqui dez ou vinte anos...

A busca de escala de produção e maior produtividade levará a embarcações cada vez maiores nos próximos 20 anos, não raramente além dos 200 metros de comprimento", avaliava a Organização Marítima Internacional (IMO), em 1986, numa espécie de premonição saída de seu relatório de prospecção de tendências. Passados 23 anos daquele relatório, são comuns navios de 300 metros, ou 50% maiores que a previsão.

No futuro próximo caso esta ponte seja concretizada com a altura de 70 metros, certamente engessaria o Porto de Santos.

Imagino hoje o problema dos ciclistas tendo que subir segundo o projeto os 70 metros de altura, haja fôlego e freios na decida !!! A situação também será muito desagradável para aqueles imóveis que terão uma ponte no alto, quem não se lembra do minhocão em São Paulo, o impacto constante de sombreamento da ponte no que tange a vegetação também deve ser levado em conta.

Antigamente não se falava da existência de furações e terremotos no Brasil, certo ? Em Virtude do Aquecimento Global e aumento da temperatura já tivemos tremores de terra em algumas regiões do Brasil de baixa intensidade, e ciclones em SC e no RS. Na Baixada Santista recentemente tivemos ventos de mais de 80 km, pois bem estar em uma ponte elevada seria o pior local que gostaria de estar em uma ocasião desta.

No entanto os túneis são completamente seguros como se percebe em São Francisco (EUA), Japão e recentemente no estreito de Bósforo (liga a Ásia e Europa na Turquia), estou asseverando não só em casos de tremores, mas também mesmo em caso de tempestades tropicais ou mesmo furações. Devemos pensar não somente no dia de hoje, mas no amanhã também, pensar apenas no hoje com as recentes mudanças climáticas e ser limitado.

Governantes a ponte aparece mais, porém o túnel sem dúvida é infinitamente melhor. Obras de saneamento não aparecem tanto, mas são os melhores investimentos que uma administração pode fazer em torno da saúde. As balsas são um perigo, é meio de transporte ultrapassado e poderemos ter a qualquer momento uma colisão com perdas de vidas humanas, ambientais e prejuízos econômico com o fechamento do canal do Porto, mas assevero o túnel é o melhor projeto logístico de interligação Santos - Guarujá (Ponta da Praia - Santa Rosa).

Richard Geraldo Dias de Oliveira.
Coordenador das Comissões do Meio Ambiente da Baixada Santista junto a OAB/SP

Unknown disse...

ponte nevoeiro em junho para, tunel não,ponte na contrução para o transito e tbem navios,tunel não,ponte só passara carros ,tunel carros caminhões ónibus bicicletas gato e cachorrro,ponte 4 km e 1 bilhão ,tunel 2 km e 300 milhões a menos,ponte santos guarujá.tunel santos velho,base aérea,piaçaguera guarujá litoral norte em 10 minutos,ponte mangues e areas danificadas,tunel em rocha firme,nehum dano,ponte pinos centrais mais altos que prédios ,mque loucura,tunel escondido,só mesmo esfomeados empreiteiros e lobista de plantão,isto é uma vergonhaaaaaaaaaa,meu fone 30 25 1163,sem medo de falar a verdade.aceito até palestra ao vivo com quem quiser abraços e obrigadoooooooooooo

Unknown disse...

atenção seus espertos o melhor lugar é entre vicente de carvalho no bocaiana .rocha firme que vem desde o monte serrat,até bocaina no lado de vicente de carlaho passa pelo aeroporto entra na piaçaguera e vmos embora,deicha de enrolação o canal da manha tm 50 km seus espertos,e aqui seria miséros 2 km,parem de roubar os brasileiros os pinos centrais da ponte vai ficar mais alto que os prédios somentes engenheiros lunáticos faria uma coisa tão absurda e sem efeito porque em junho vai parar a balsa e a ponte,acorda ainda da tempo .peça para o sr manoel alonso esteves que não é engenheiro e ele vai dar uma lição pra vces ,60 anos de guarujá sabe tudo de construção e não quer nenhum tostão,meu só por amor a estas cidades ele não é esfomiado por dinhieiro igual estes empreiteiros patrões de engenheiros com preçosssssssssssss

aline assis disse...

O trabalhado do Guarujá pnão precisa de ponte, precisa de balsas mais eficientes, urbanização decente em VIcente de Carvalho, melhor transporte. A situação das barcas em Vicente de Carvalho é vergonhosa, desrespeitosa. Esses governantes não tem vergonha na cara, propor um projeto destes megalomaníaco, quando o Guarujá não tem o mínimo de urbanização, organização, habitação.
A ponte significa finalmente a morte do rio Santo Amaro.
Além de tudo as praias estão cheia de lixo e não param de passar asfalto por cima delas, ande na praia e fique com o pé preto de pinche.
Guarujaenses Unamo-nos!!!!