Um sistema que permita a administração pública controlar seus processos, realizar auditorias constantes, além de trabalhar a gestão orçamentária, financeira, contábil, patrimonial e operacional do Município; combatendo, sobretudo os possíveis focos de desperdício de recursos, a ineficiência administrativa e a corrupção.
Este é o objetivo da Controladoria Geral do Município, órgão criado a partir da reforma administrativa implementada pela prefeita de Guarujá, Maria Antonieta de Brito, que possui em sua estrutura a Ouvidoria Geral do Município, a Unidade de Terceiro Setor e a Unidade de Controle Interno.
A nova Secretaria funciona como uma espécie de Tribunal de Contas Municipal e tem a missão de oferecer a sociedade maior transparência sobre as ações da Prefeitura de Guarujá, trabalhando de maneira interdisciplinar com todas as outras pastas da Administração.
Sua Unidade de Terceiro Setor é responsável pelo repasse e prestação de contas de 47 entidades subvencionadas ao Município e também pela autorização dos processos de subvenção.
A Unidade de Controle Interno atua no monitoramento e fiscalização dos processos de toda Administração Municipal e a Ouvidoria, atua como o principal elo entre a Prefeitura e a Sociedade, atendendo fisicamente no térreo do Paço Municipal Moacir dos Santos Filho, de segunda a sexta-feira das 9 às 17 horas, 24 horas por dia, todos os dias da semana pela internet nowww.guaruja.sp.gov.br e de segunda a sexta pelo 0800 -772-7000, também em área comercial.
Secretário - Funcionário público municipal desde 2004, Zaqueu Elias Ferreira da Silva, é administrador de empresas, com MBA em administração pública. Para ele o maior desafio da nova secretaria é “conseguir implementar o sistema de controle nas secretarias e melhorar a eficiência na gestão”.
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