Faça do SOS Guarujá seu informativo a qualquer hora. Assuntos locais e de interesse geral.

Faça do SOS Guarujá seu informativo a qualquer hora. Assuntos locais e de interesse geral.
Atualizamos o blog várias vezes todos os dias para que você tenha a informação em cima da hora.Colabore mandando eventos, matéria,denúncias,textos...tudo que possa interessar à comunidade do Guarujá.

CLIQUE AQUI E SEJA LEVADA Á MAIOR LOJA DE BIQUÍNIS DO GUARUJÁ ATACADO E VAREJO

CLIQUE AQUI E SEJA LEVADA Á MAIOR LOJA DE BIQUÍNIS DO GUARUJÁ ATACADO E VAREJO
CLIQUE E SEJA LEVADA Á MAIOR LOJA DE BIQUINIS DO BRASIL

segunda-feira

Seguradoras bancam evento para cúpula da Justiça em resort no Guarujá

/11/2011 - 05h18

FREDERICO VASCONCELOS

GIULIANA VALLONE
INARA CHAYAMITI
DE SÃO PAULO
A convite da Confederação Nacional de Seguros, instituição privada, ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), STJ (Superior Tribunal de Justiça) e do TST (Tribunal Superior do Trabalho) participaram de seminário em hotel de luxo no Guarujá, em São Paulo, no início de outubro.
O evento, que aconteceu num hotel cinco estrelas, o Sofitel Jequitimar Guarujá, começou numa quinta-feira e prolongou-se até domingo.
No período, as diárias variavam de R$ 688 a R$ 8.668. Além dos ministros, desembargadores e juízes de tribunais estaduais participaram do seminário (veja imagens abaixo).
imagens e edição: Inara Chayamiti
O congresso teve o apoio da AMB (Associação de Magistrados Brasileiros) e da Apamagis (Associação Paulista de Magistrados), mas não foi divulgado nos sites dessas entidades.
Foram discutidos assuntos de interesse dos anfitriões, como o julgamento de processos sobre previdência complementar e a boa-fé nos contratos de seguros.
O presidente da AMB, Henrique Nelson Calandra, diz que o seminário promovido pelas seguradoras "colaborou para o aperfeiçoamento da administração da Justiça do país" e que contou com o "debate de temas polêmicos".
Mas o diretor-executivo da Transparência Brasil, Claudio Weber Abramo, vê conflito de interesses na presença de juízes nesses eventos.
"No Executivo federal, ninguém pode receber presentes acima de R$ 100. Os magistrados também deveriam adotar esse critério", defende Abramo.
HISTÓRICO
Em 2009, a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) pagou as despesas de magistrados do Trabalho acompanhados de suas mulheres em congresso num luxuoso resort na Bahia. Na ocasião, o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) foi questionado sobre a falta de normas para juízes aceitarem convites desse tipo.
O tema viria novamente à tona no início deste mês, quando 320 juízes do Trabalho disputaram provas esportivas em Porto de Galinhas (PE). 
O luxuoso encontro foi patrocinado por empresas públicas e privadas.
Foi anunciado, então, que a corregedora nacional de Justiça, ministra Eliana Calmon, pretendia apresentar no CNJ uma proposta para regulamentar a participação de juízes nesse tipo de evento.
Folha apurou que se trata de uma ideia ainda não colocada no papel.

domingo

Movimento na Baixada Santista fica abaixo do esperado


Leila Silvino


O último fim de semana prolongado do ano 
devido ao feriado da Proclamação da 
República, na terça-feira, tinha a previsão 
de ser considerado uma prévia 
da temporada 2011/2012. 
Mas até a tarde deste sábado, o cenário 
era de tranquilidade.


Pela manhã, o Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI)
apresentou tráfego intenso, vários 
pontos de congestionamento – principalmente entre os
Kms 40 e 58 – e contagem de 8 mil carros
 por hora.À tarde, tudo mudou.


Por volta das 14 horas, o movimento
estava normal, sem pontos de lentidão.
O único problema foi a realização de 
comboio devido à neblina, segundo informou a
Ecovias, concessionária que administra o sistema.
Às 13 horas, o movimento de veículos foi 
de 5.300 por hora, e, até as 14 horas 
desceram a serra 172 mil automóveis.
 A previsão da concessionária é que desçam a
Serra entre sexta e terça-feira, de 285 a 430 mil 
carros. 


Hotéis

A par do tráfego normal no SAI, os hotéis
 também estavam com ocupação quase
abaixo do esperado para o último feriado
prolongado do ano.
A pesquisa do Sindicato de Hotéis,
Restaurantes, Bares e Similares da
Baixada Santista e Vale do Ribeira
(SinHoRes), realizada sexta-feira, deu
 taxa média de ocupação nas três principais
 cidades da região em torno de 72%.
Em Santos, ela ficou em 62,2%.
O estudo foi realizado em 17 hotéis de Santos,
São Vicente e Guarujá. 

Mas no recém-inaugurado Mercure Santos,
 a média de reservas e ocupação era de 50%,
número um pouco aquém de um fim de
semana rotineiro, informou a
encarregada de reservas, Soraya Corona.
“Não sei se foi o tempo que não ajudou
ou se foi pelos dois eventos realizados no
 hotel durante a semana que inibiram a procura.
Normalmente temos ocupação de cerca
 de 70% entre reservas e walking (clientes que
procuram o hotel diretamente no balcão)”.

Já no Mendes Plaza e no Panorama Hotel,
diante dos 25% a 30% de ocupação
 até terça-feira, o recepcionista das duas
 torres, Renato Xavier, admitiu que “seria
um fim de semana bem fraco”.

Por sua vez, no Parque Balneário Hotel,
 a previsão até o dia 15 é que a ocupação atinja
“ainda”, 60%, ponderou a líder de reservas,
Kauira Pontes Melo.
O Atlântico Hotel aguarda uma ocupação de
 70% no feriado, garantiu sua gerente,
Alexandra Porto Alegre.


Alta temporada

Mesmo com os números baixos apresentados
pelos hotéis e justificados pelo presidente do
SinHoRes, José Lopez Rodriguez,
“feriado no meio da semana sempre é fraco”,
o dirigente se mostra confiante com a alta 
temporada.
“A expectativa é sempre boa, já passou o
 entusiasmo pelas viagens de navio, que eram
 uma novidade.
Agora os turistas já estão voltando à Cidade”.

O setor de locação de imóveis para a alta t
emporada que se aproxima já sente um aumento 
de 9% a 10% em relação ao mesmo período de 2010. 
Carlos Ferreira, delegado regional do 
Creci na Baixada Santista, diz que, no Litoral Sul,
 onde as casas ainda são mais procuradas, a diária em 
um imóvel com um dormitório fica,
 este ano, entre R$ 100,00 e R$ 130,00.
“Na temporada passada os valores 
atingiram R$ 200,00 e R$ 250,00”. 
Já na região central, que compreende Santos, 
São Vicente e 
Guarujá, um apartamento de dois 
dormitórios tem diária de R$ 700,00. 
No Litoral Norte, custa R$ 450,00.

Em 10 anos, frota do litoral dobra e o trânsito só piora

13 de novembro de 2011 | 

MÁRCIO PINHO - Agência Estado

O feriado prolongado no litoral paulista será, mais uma vez, sinônimo de trânsito. 
Mas o que muitos turistas não sabem é que os congestionamentos ocorrem também nos dias úteis, de segunda a sexta-feira. 
Os arranha-céus que estão sendo inaugurados neste ano em Santos, Guarujá e Praia Grande criarão 7.310 vagas de veículos, contribuindo para um problema que parece sem fim: a explosão da frota e do trânsito nessas cidades.
A quantidade de veículos cresceu 94% nos últimos dez anos nesses municípios. 
Hoje, são 434 mil veículos. Especialistas em transportes consultados pelo Estado consideram essa oferta de vagas para veículos nos novos empreendimentos forte incentivo ao uso do transporte individual e dizem que a infraestrutura não evoluiu no mesmo ritmo.
Santos, que tem área menor que a abrangida pela Subprefeitura da Lapa, em São Paulo, surfa na onda do pré-sal e tem vários lançamentos de prédios de mais de 30 andares e seis vagas na garagem por unidade. 
É a cidade que mais ganha vagas - 3.403 neste ano, segundo a empresa de consultoria Geoimovel.
Mas para usufruir desse crescimento é preciso primeiro conseguir entrar na cidade. 
A chegada pela Rodovia Anchieta trava na hora do rush e especialmente em época de safra, por causa da grande quantidade de caminhões. Para ir do centro à praia, a reportagem levou 30 minutos ao longo dos 3 km da Avenida Conselheiro Nébias, às 19h de quinta-feira. Normalmente, o trajeto é feito em dez minutos. 
O fluxo na avenida da praia também para no limite com São Vicente. 
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo. 

sábado

Mais de 80 são presos durante operação policial no Litoral Paulista

Antes do feriado


Eduardo Velozo Fuccia

Oitenta e uma pessoas foram presas nesta sexta-feira durante operação deflagrada pela Polícia Civil nos 23 municípios da Baixada Santista, do Litoral Sul e do Vale do Ribeira. Entre os capturados, oito foram autuados em flagrante e 73 possuíam contra si mandados de prisão.

A ocorrência de maior destaque aconteceu em Guarujá, onde Aldenir de Oliveira, o Bad Boy, de 52 anos, foi autuado em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas e posse ilegal de artefatos explosivos.

Na residência de Bad Boy, situada na Avenida Manoel da Cruz Michael, 949, no Santa Rosa, foram apreendidos seis granadas (duas de efeito moral e quatro de gás pimenta), 820 gramas de cocaína a granel, 19 papelotes dessa droga e uma porção de maconha pesando 30 gramas.

Policiais da Delegacia de Guarujá receberam informações de que um homem apelidado por Bad Boy guardava em sua casa os materiais ilícitos. Após o levantamento do endereço do suspeito, os agentes foram vistoriá-lo.

Além das granadas e drogas, no imóvel foram apreendidas balança digital e caderneta com anotações supostamente relacionadas ao comércio de entorpecentes. Bad Boy afirmou que guardava os materiais em sua casa havia dez dias, porém, não relevou para quem.

Relatório do Deinter-6 informa outros números da blitz: 57 apreensões de veículos por motivos diversos, 994 abordagens e pesquisas de suspeitos, dez detenções de adolescentes infratores e seis apreensões de armas de fogo.

Guarujá mantém quiosques na areia- Jornal O Estado de São Paulo

Prefeita havia prometido no ano passado transferir todo o comércio para o calçadão
Notícia
ADRIANA FERRAZ - O Estado de S.Paulo 12/11/2.011

O ano está no fim e os 101 quiosques da Praia da Enseada, no Guarujá, ainda não foram retirados da faixa de areia. As barracas que vendem comida aos banhistas também permanecem nas vizinhas Astúrias e Tombo. Há um ano, a prefeita da cidade, Maria Antonieta de Brito (PMDB), prometeu "desobstruir" a orla antes da temporada 2012, mas até agora nenhuma medida saiu do papel.
O planejamento é parte do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado em outubro do ano passado com a Advocacia Geral da União (AGU). Inédito, o acordo pode dar à prefeitura do Guarujá total autonomia para gerenciar a orla. A autorização, no entanto, depende do cumprimento de diversas contrapartidas, entre elas, a remoção de quiosques, barracas e carrinhos.


Mas, segundo a administração, o projeto foi ampliado após a assinatura do TAC e, por isso, não foi possível cumprir o prazo inicial. "Agora, em um novo acordo com a União definimos que a revitalização vai atingir também a atividade dos ambulantes e das marinas, além de estipular horários para a prática esportiva", disse Fátima Melo de Souza, diretora de regularização fundiária do município.

A AGU informou que acompanha o desenvolvimento do projeto e disse que, a partir do momento que entender que o TAC não está sendo atendido, poderá acionar a Justiça.

Para quem vive do comércio na praia, a mudança de planos significa falta de vontade política. "Trabalho na Enseada há 16 anos. Já naquela época diziam que os quiosques sairiam da areia. Não acho que farão a troca agora. No calçadão não vai ter espaço para todo mundo e muita gente depende desse serviço para sobreviver", diz a atendente Clarice Dias Gomes, de 34 anos. Segundo a prefeitura, a atividade rende o sustento de pelo menos 3 mil famílias.

Esquecimento.
Para a Associação dos Moradores da Praia de Pitangueiras (SOS Guarujá), a promessa já caiu no esquecimento. "A prefeitura vem postergando essa retirada dos quiosques e, com isso, a orla se firma como restaurante a céu aberto", afirma o presidente da entidade, Mário Pacheco Guzman.



Entre os quiosqueiros, a possibilidade divide opiniões. A maioria acredita que uma repaginada no visual da praia atrairá mais turistas. Mas as condições da alteração preocupam. Isso porque o TAC não define se comerciantes que já trabalham na Enseada serão contemplados no projeto.

"Sou a favor de levar os quiosques para o calçadão se todos os proprietários que estiverem em dia com a prefeitura tiverem seus direitos garantidos. Estou aqui desde 1993, todos os dias, faça chuva ou faça sol", diz Lourivaldo Delfino, de 61 anos.

Construção na areia reduz tamanho da praia no Guarujá a longo prazo

Jornal O Estado de São Paulo

SÃO PAULO -

Os quiosques, assim como qualquer estrutura física instalada na faixa de areia de uma praia, bloqueiam o trabalho do vento.

Eles ocupam a faixa que chamamos de "pós-praia", onde fica o estoque de areia. São esses os sedimentos usados pela própria natureza para refazer a praia após um evento extremo, como uma ressaca.

Mas a impermeabilização provocada pelas construções fixas reduz esse movimento de transporte da areia pela força da onda ou pelo vento.
Com o tempo, a praia diminui.

É o que ocorre na Enseada, no Guarujá. Basta andar pela orla para notar as diferenças.

Nos trechos de areia com presença maciça de quiosques, a faixa de areia é menor.

Já onde eles são escassos, até dunas são formadas no calçadão. Em determinadas épocas do ano, ela avança até a avenida.

É justamente nesse ponto que a praia está mais próxima de sua integridade original.

As barracas, se instaladas sempre no mesmo local, também provocam danos à praia.


É o que ocorre, por exemplo, na Praia de Pernambuco, também no Guarujá. Lá, para piorar, há mansões à beira-mar. A faixa de areia praticamente sumiu.

Esse uso intensivo da areia, em determinadas situações, resulta em prejuízos irrecuperáveis.

Toda ação prevista para recuperar ao menos uma parte da estrutura natural é bem-vinda. Retirar os quiosques da areia da Enseada vai ajudar.

Até porque há outras questões envolvidas, como a sujeira e o descarte de esgoto e de óleo de cozinha, que, às vezes, é feito na praia.


Rodovias de SP têm lentidão na manhã deste sábado- Veja o complexo Anchieta - Imigrantes

12/11/2011 - 08h27



COLABORAÇÃO PARA A FOLHA


A manhã deste sábado começou com movimento intenso nas principais estradas que cortam o Estado de São Paulo. O motivo é o excesso de veículos que saem para o feriado prolongado da Proclamação da República, na terça (15).
Por causa do grande de número de veículos que saíram de São Paulo, na noite de ontem (11), a cidade bateu o recorde de congestionamento do ano, com 242 km de lentidão, por volta das 18h. A Imigranteschegou a registrar 43 km de lentidão.
Por volta das 8h deste sábado, o sistema Anchieta-Imigrantes apresentava um tráfego intenso no sentido litoral. Na Imigrantes, há lentidão nos três trechos, planalto, na altura do km 27, serra, na região dos túneis e baixada, no sentido a São Vicente. NaAnchieta, o tráfego é lento região na baixada, do trevo de Cubatão na altura do km 55. As pistas sul e norte seguem com quatro faixas livres para descida.
O trânsito intenso também na Cônego Domênico Rangoni e Padre Manoel da Nóbrega no sentido litoral. A rodovia Cônego Domênico Rangoni tem lentidão no sentido Guarujá. Já a Padre Manoel da Nóbrega tem tráfego lento no sentido Praia Grande.
Na rodovia Castello Branco, uma carreta que virou em "L", por volta das 6h, na altura do km 30, causa lentidão em vários trechos da rodovia. Ninguém ficou ferido e a carreta já foi removida, mas ainda existe lentidão por reflexo do acidente.
Ainda na Castello, há congestionamento no sentido interior, na pista expressa, do km 17 ao 29, por excesso de veículos e do km 19 ao km 24, na pista marginal.
Na via Dutra, há três de lentidão no sentido Rio de Janeiro. O primeiro na pista expressa, do km 62 ao km 64, em Guaratinguetá, por causa de obras. Outro ponto de lentidão acontece do km 130 ao km 129, em Caçapava. E o terceiro em Taubaté, do km 119 ao km 177, por excesso de veículos.
No sistema Anhanguera-Bandeirantes o tráfego é normal.

quinta-feira

Câmara de Guarujá derruba veto da prefeita e motoboys comemoram



Mais qualidade de trabalho e segurança 
aos motoboys e menos problemas nas ruas 
de Guarujá e Vicente de Carvalho. Esse é o objetivo 
do projeto de lei do vereador Gilberto Benzi, que 
vai tirar centenas de trabalhadores da informalidade. 
E o melhor é que eles poderão ter direitos a 
iversos benefícios como seguro saúde e 
também acesso a crédito bancário por meio do
banco do povo.

A lei aprovada pela Câmara regulamenta a
legislação federal, 
sancionada em julho de 2009, pelo então presidente Lula,
 e que reconhecia a profissão de motoboy no país,
 ficando a cargo de cada município a regularização
da atividade. 
Mas em Guarujá o projeto esbarrou no que o 
vereador definiu de “burocracia política”, isto é, 
o projeto aprovado pelo Legislativo foi
vetado pela prefeita Maria Antonieta de Brito. 
“A justificativa do veto é absurda, já que a maior 
parte das cidades que regulamentaram a 
atividade fez por meio de projeto de lei
oriundos do Legislativo. 
O veto foi político, pois o projeto partiu de
um vereador de oposição”, ponderou Benzi.

Mas nem mesmo o apelo da liderança da prefeita
na Câmara fizeram os vereadores mudarem de
posição. Com 8 votos contrários, o veto da prefeita
foi derrubado pela Câmara e o projeto segue agora
para implantação da Prefeitura que tem um prazo de
120 dias para fazer valer as novas regras.

Em pontos práticos, a lei tira estes trabalhadores
 da informalidade; 
exige o cadastramento municipal do motofrete; 
obriga a realização de cursos especializados para
quem exercer a atividade e, entre os equipamentos obrigatórios, 
é indispensável o uso de colete de segurança
 dotado de dispositivos retrorrefletivos. 
Não será permitido o transporte de combustíveis,
 de produtos inflamáveis ou tóxicos e de galões, 
com exceção do gás de cozinha e
de galões de água mineral,
 desde que estejam acondicionados em side-car.

Os veículos usados no serviço deverão ter no 
specífico para transporte de carga. 
As empresas e cooperativas de motoboys
terão responsabilidades sobre esses
 profissionais e deverão respeitar todos os
direitos trabalhistas. 
O profissional autônomos também deverá seguir a lei,
 podendo registrar apenas um veículo para a atividade,
 sem poder transferir a outro a licença concedida em seu nome.

“A lei dá a estes profissionais a legalidade trabalhista”, 
comemora Benzi que é um defensor de projetos que 
visam à geração de emprego e o
desenvolvimento econômico. 
A legislação sancionada pelo ex-presidente 
Lula reconhecia a profissão de
mototaxista, mas em Guarujá ela
continuará proibida.






Assessoria de Comunicação  www.gilbertobenzi.com.br
09/11/2011

quarta-feira

Guarujá vai contar com 350 PMs de reforço na temporada de 2.012

Santos contará com 1,6 mil policiais no verão

Novidade desta temporada é o uso de um minicomputador de bordo que será instalado nas viaturas policiais



A Baixada Santista - litoral de São Paulo - contará com 1.600 policiais militares nesta temporada de verão, que tem início no dia 27 e termina dia 31 de janeiro de 2012. A informação foi divulgada durante a apresentação da operação verão 2011/2012 na tarde de ontem, em Guarujá. Segundo o major PM José Messina Filho, comandante interino do 21º Batalhão da Polícia Militar em Guarujá, o número de policiais por cidade ainda não foi finalizado, porém, as cidades de Guarujá e Bertioga devem receber cerca de 350 e 150 policiais, respectivamente.


“O número não está fechado, mas é algo em torno de 350 PMs para o Guarujá e 150 para Bertioga. Já na região, a informacão do coronel Del Bel é de que nós vamos receber 1.600 homens para a operação verão paulista, que ainda terá o apoio da Rota".


Segundo o major Messina, a Baixada ainda contará com reforço de viaturas e outro helicóptero. “Esperamos algo em torno de 25 viaturas para Guarujá. Entre as viaturas teremos 10 motos e um helicópetero. Um já fica em Praia Grande e a outra aeronave ficará em Guarujá apoiando as ocorrências e a prevenção de salvamento aquático".


Minicomputador
Todas as viaturas contatarão com um minicomputador de bordo que servirá para auxiliar o trabalho dos policiais. “O policial recebe as ocorrências por esse sistema. Ele pode consultar o RG de uma pessoa suspeita, a placa de um veículo.  Tudo será digitado e em segundos, ele obterá a resposta. O tempo de resposta será muito mais rápido. Vamos ter um ganho de tempo de cerca de 15%".


De acordo com o major, a atuação de policiais a paisana continuará nessa temporada. “Nós usamos este serviço de forma criteriosa. Em um caso de gangues de arrastão, por exemplo, um policial a pasiana pode indentificar os grupos envolvidos, fotografar, e depois prender numa ação com a polícia".


Confira as dicas de segurança da polícia militar: 
1- É preciso ter atenção a tudo que estiver em sua volta.


2- Não frequente locais que não tenham muita concentração de pessoas.


3- Não ostente valores como joias, máquinas fotográficas, celulares e tênis de marca. Avalie se é necessário levar o celular ao ir à praia.


4- Não guarde a chave do veículo embaixo da roda do mesmo nem na areia da praia. Bandidos podem estar observando toda a movimentação.


5- Não saque dinheiro de caixa eletrônico muito tarde e de lugares com pouca movimentação.


6- Em caso de arrastão, ao perceber qualquer movimentação estranha saia do local imediatamente e chame a polícia pelo número 190.


7- Nunca reaja a um assalto.

domingo

Santista já aceita rodízio de veículos

Domingo, 6 de novembro de 2011 - 08h42
Trânsito

Da Redação

Créditos: Alberto Marques
Trânsito caótico na Rua Floriano Peixoto

Os motoristas de Santos já veem com bons olhos a ideia de uma possível adoção de um rodízio de veículos na Cidade. De acordo com sondagem do Instituto de Pesquisas A Tribuna (IPAT), 48,6% dos entrevistados se posicionaram a favor do rodízio, e 44,9%, contra.

Em pesquisa semelhante realizada pelo instituto em 2007, apenas 20% dos entrevistados eram a favor da medida.

A sondagem foi realizada no dia 28 de outubro com 840 motoristas em postos de combustíveis da Cidade. Dentre os contrários ao rodízio, 54,9% alegaram que a medida causaria transtorno em suas vidas.

Outros 18,5% simplesmente acreditam que o trânsito na Cidade não melhoraria nada, caso fosse introduzido o rodízio. E 21,5% pensam que os engarrafamentos em Santos ainda não chegaram a níveis que justifiquem a medida.
Créditos: Alberto Marques
Em pesquisa realizada em 2007, apenas 20% dos entrevistados aprovavam a medida


Soluções
A pesquisa também quis saber a opinião dos entrevistados sobre oito alternativas para aliviar o trânsito em Santos. Em primeiro lugar, surgiu melhorar a educação dos motoristas em geral.

Na sequência, apareceu melhorar o transporte coletivo. Gonçalves dá a entender que transporte público é um item controverso em pesquisas. “Pode-se sempre melhorar (o transporte), mas ele nunca será bem avaliado”, explica.

sexta-feira

Baixada receberá reforço de 300 policiais militares


De A Tribuna On-line
Com informações da TV Tribuna

A Baixada Santista vai receber reforço de 300 policiais militares a partir da próxima semana. O anúncio foi feito nesta quinta-feira pelo comandante de policiamento da região, coronel Sérgio Del Bel.

Não foi informado o número de policiais que serão destinados para cada cidade. De acordo com Del Bel, os municípios de Praia Grande e Guarujá serão priorizados. "Levamos em conta estudos realizados pela Polícia Militar e o aumento populacional nesses municípios e o boom imobiliário, principalmente em Praia Grande". 

Já a Operação Verão começa em 27 de dezembro. Serão destinados para a região mais 1600 policiais militares.  Um helicóptero também ajudará no policiamento. 

São Vicente 

O Jornal A Tribuna publicou matéria que relata o aumento de furtos e roubos na orla de São Vicente.O comandante da polícia militar garantiu que há  patrulhamento direcionado ao local, mas aponta um fator que dificulta a ação.  "Geralmente, esses crimes são cometidos por menores de idade. De acordo com a lei, eles não podem ser presos. São aplicadas medidas sócioeducativas, mas ninguém muda o comportamento da noite para o dia. Eles acabam voltando a cometer os delitos.", justifica. 

Tecnologia 

A partir desta quinta-feira, todas as viaturas da Polícia Militar contam com  computadores de bordo."Os patrulheiros poderão fazer pesquisas on-line para obter informações sobre o local da ocorrência e se comunicar mais facilmente com o Centro de Operações da Polícia Militar". 

Além disso, problemas que interfiram na segurança pública como falta de iluminação e poda de árvores poderão ser notificados e encaminhados para as prefeituras.