Faça do SOS Guarujá seu informativo a qualquer hora. Assuntos locais e de interesse geral.

Faça do SOS Guarujá seu informativo a qualquer hora. Assuntos locais e de interesse geral.
Atualizamos o blog várias vezes todos os dias para que você tenha a informação em cima da hora.Colabore mandando eventos, matéria,denúncias,textos...tudo que possa interessar à comunidade do Guarujá.

CLIQUE AQUI E SEJA LEVADA Á MAIOR LOJA DE BIQUÍNIS DO GUARUJÁ ATACADO E VAREJO

CLIQUE AQUI E SEJA LEVADA Á MAIOR LOJA DE BIQUÍNIS DO GUARUJÁ ATACADO E VAREJO
CLIQUE E SEJA LEVADA Á MAIOR LOJA DE BIQUINIS DO BRASIL

quarta-feira

Lembrança de uma homenagem a Jayme Daige.

Publicado originalmente no Jornal Primeira Hora de Guarujá em 1.999.


O VELHO CACIQUE.

Deus sabe quanto relutei em usar o adjetivo velho.

Quem vê o vigor desse que ouso chamar de velho cacique, não o reconheceria no lépido líder que reuniu o que se pode chamar de representativa parcela da sociedade de Guarujá.

Eram mais de sessenta homens e mulheres, de vinte a mais de setenta anos, dispostos a ouvir qualquer coisa que o velho cacique fosse falar.

Percebeu-se um quase temor reverencial, uma vontade de que o chefe bradasse um grito de guerra, para que todos cruzassem lanças, com qualquer inimigo de Guarujá.

Suas poucas e sábias palavras mostraram desde o princípio, que o cacique tem dos velhos, a sabedoria, a perseverança, e mais do que qualquer um dos jovens presentes, a força, a valentia e o vigor que se impuseram não como discurso, mas como oitiva, de tudo o que todos sabem e precisava ser dito em público. A fraqueza de nós todos, no trato das coisas da cidade, cidade que se percebeu, é importantíssima na vida daqueles homens e mulheres.

Aquele que chamo de velho cacique, deu a palavra a tantos quantos o tempo permitiu, para ouvir que todos estamos cansados das promessas que nos trouxeram ao fundo do poço, nesta cidade em que até os mais modestos dizem, ter tudo para ser a melhor da região.

Ninguém precisou falar de grandes números ou grandes cifras, para se ter a certeza de que os poucos que estão no poder quase nada fazem com a enormidade de recursos de que dispomos, sem falar nas novas riquezas que hoje, mais do que nunca, estão à disposição de quem tenha como nós, a proximidade dos grandes centros, como fácil acesso e vantagens outras, inigualáveis em toda a região.

Isso para quem tem vontade de trabalhar.

O velho cacique não disse mas nós sabemos, que depois dele nada expressivo se construiu. Que a nossa fama de outrora foi quase esquecida ou desprezada pelos que hoje, com a ignorância peculiar de jovens aprendizes de feiticeiro, confundiram o trabalho com a mágica.

Enquanto todos os que assumiram o poder depois do velho cacique preferiram receber os louros, por vitórias em batalhas que nem sempre travaram, a cidade chegou ao caos dos que gastam mais do que ganham, dos que tiram férias sem terem merecido , dos que dissipam as fortunas que herdaram sem nenhum mérito próprio.

Ninguém é unânime e nem todos seguiram nem seguirão o velho cacique...

Aliás, jamais deveria tê-lo chamado de velho cacique, melhor reverenciá-lo como velho guerreiro ou simplesmente como cacique guerreiro, sob as ordens de quem, ainda teremos sérias lutas e com certeza grades vitórias.

Meu respeito ao homem de muito valor, Jayme Daige.

Marinho Guzman

6 comentários:

Anônimo disse...

Isso era prefeito,o que veio depois,é perfumaria e amadores.

Giuliano disse...

Onde está o legado de Jayme Daige?
Não vivenciei sua administração, mas as subsequentes levaram vertiginosamente a Cidade ao fundo do poço, e o pior é que o fundo parece não existir.

Primeira Hora, ainda com Roberto Sassi (outro que sinto saudades)

Anônimo disse...

Se juntar MAURICI MARIANO,WALDIR TAMBURUS,RUY GONZALES,FARID MADI E MARIA ANTONIETA.. não conseguem limpar os pés do VELHO JAIME.

Anônimo disse...

ESSE É QUE FOI UM PREFEITO DE VERDADE, O RESTO SÓ BANDIDAGEM.

Anônimo disse...

Quem tem mais de 40 anos,sabe o que era passar as férias no Guaruja com o "seo"Jaime prefeito,poucos ambulantes(e todos ganhavam dinheiro)comercio forte com os donos dos imoveis frequentando a cidade por longo tempo.

Hoje é morador de rua que não são da cidade,favelados,flanelinhas.. ou seja a cidade esta um lixo.

joão Quartieri Filho disse...

Esse legado tive o prazer e a honra de conhecer. Guarujá foi a cidade que me viu crescer e onde timidamente ensaiei alguns passos na política e na luta pelos ideais de cidadania. Uma grande honra ter ajudado na campanha de Jayme Daige, para a prefeitura de Guarujá em 1976. Pelas mãos de Mario Dayge, irmão do então candidato a Prefeito fui convidado a disputar uma vaga de vereador na chapa MDB-l, com Milton Alonso para vice.Uma justa homenagem se faz necessária para que não esquecermos que o Jaymismo, foi uma corrente muito forte naquela época e bem antes da década de 70 também. Guarujá precisa novamente merecer o título de Pérola do Atlântico, mas para isso, precisamos de pessoas séria iguais ao nosso ex-prefeito Jayme Daige. Hoje resido em Cotia, mas não esqueço de acompanhar os noticiários do Guarujá, que realmente precisa reaver sua história.
Prof.João Quartieri Filho