Faça do SOS Guarujá seu informativo a qualquer hora. Assuntos locais e de interesse geral.

Faça do SOS Guarujá seu informativo a qualquer hora. Assuntos locais e de interesse geral.
Atualizamos o blog várias vezes todos os dias para que você tenha a informação em cima da hora.Colabore mandando eventos, matéria,denúncias,textos...tudo que possa interessar à comunidade do Guarujá.

CLIQUE AQUI E SEJA LEVADA Á MAIOR LOJA DE BIQUÍNIS DO GUARUJÁ ATACADO E VAREJO

CLIQUE AQUI E SEJA LEVADA Á MAIOR LOJA DE BIQUÍNIS DO GUARUJÁ ATACADO E VAREJO
CLIQUE E SEJA LEVADA Á MAIOR LOJA DE BIQUINIS DO BRASIL
Mostrando postagens com marcador Porto de Santos recebe quase 20 mil turistas neste sábado. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Porto de Santos recebe quase 20 mil turistas neste sábado. Mostrar todas as postagens

sábado

Com cinco navios, Porto de Santos recebe quase 20 mil turistas neste sábado



Da Redação
Créditos: Raimundo Rosa
Movimento vai ser maior ainda no Carnaval, quando Porto terá seis navios
O Porto de Santos recebeu quase 20 mil passageiros neste sábado. Os turistas embarcaram e desembarcaram em cinco navios de cruzeiros que atracaram simultaneamente no Terminal de Passageiros Giusfredo Santini, administrado pela Concais. Esta foi a primeira vez que a instalação recebeu esta quantidade de embarcações nesta temporada. A ocasião serviu como uma prévia para a escala de seis navios, que acontecerá no Carnaval. 

Um esquema especial de trânsito foi utilizado para minimizar o impacto do grande fluxo de passageiros no entorno do terminal. O desembarque de mercadorias no T-Grão Cargo, que fica ao lado da instalação de cruzeiros foi suspenso das 8 às 12 horas. Os caminhões ficaram retidos no Ecopátio.

Concais e Codesp optaram pela segregação do tráfego. A Avenida Perimetral foi usada apenas pelos turistas que saiam das embarcações e ônibus. Já os que iriam embarcar foram orientados por placas a fazer o trajeto pela Avenida Eduardo Guinle.
Cada salão do Terminal do Passageiros ficou reservado para uma embarcação. Embarques e desembarques aconteceram no mesmo local. A chegada antecipada de turistas que seguiram para as viagens não chegou a atrapalhar o esquema, mas irritou alguns passageiros que aguardavam para entrar no navio. 

“Eu vim de Piracicaba e fiquei com medo de perder o horário por causa do trânsito da minha cidade até aqui. Mas, se soubesse que estaria tão cheio, teria ido passear antes de deixar o carro no estacionamento”, afirma a aposentada Regina Silva. 

Para os que desembarcavam, o problema maior era para os que aguardavam o carro que havia sido levado por manobristas para fora do terminal. “Deixei o carro no estacionamento e agora estou há 45 minutos esperando que alguém me traga para podermos seguir viagem”, conta o professor Paulo Souza, de Minas Gerais. 

O próximo dia com grande quantidade de embarcações atracadas simultaneamente será em 12 de janeiro quando, novamente, cinco navios de passageiros estarão no Porto de Santos. Nos dias 19 e 26 do mesmo mês, o movimento se repetirá. 
Escalas

O primeiro navio a atracar no cais santista neste sábado foi o MSC Fantasia. Ele chegou ao Porto por volta das 6h30 e trouxe 3.562 passageiros. Outros 3.682 turistas embarcaram no maior navio da temporada. Eles seguiram para uma viagem de sete noites com destino a Salvador (BA). As cidades de Búzios, Ilha Grande e Angra dos Reis, no litoral fluminense, também foram visitadas. 

Em seguida, às 8 horas, o Zenith desembarcou 1.736 passageiros e levou outros 1.700 para um cruzeiro de quatro noites. Os turistas visitaram Búzios (RJ), Ilhabela (SP) e uma praia privativa. 

Já o Imperatriz trouxe 1.614 passageiros de volta ao cais santista. Ele seguiu para uma viagem em direção do sul do País com 1.095 pessoas a bordo. Itajaí e São Francisco do Sul (SC) foram as cidades visitadas em um cruzeiro de três noites. 

O Soberano também chegou por volta das 8 horas com 1.545 turistas a bordo. Ele partiu um pouco mais vazio, com 1.500 pessoas para um cruzeiro de sete noites. Rio de Janeiro, Búzios (RJ) e Salvador (BA) foram os destinos da viagem. 

Por fim, o Grand Mistral atracou no cais santista com 1.480 passageiros a bordo. Outros 1.390 outros turistas seguiram para uma viagem de três noites para Angra dos Reis (RJ)e Ilhabela (SP).