Faça do SOS Guarujá seu informativo a qualquer hora. Assuntos locais e de interesse geral.

Faça do SOS Guarujá seu informativo a qualquer hora. Assuntos locais e de interesse geral.
Atualizamos o blog várias vezes todos os dias para que você tenha a informação em cima da hora.Colabore mandando eventos, matéria,denúncias,textos...tudo que possa interessar à comunidade do Guarujá.

CLIQUE AQUI E SEJA LEVADA Á MAIOR LOJA DE BIQUÍNIS DO GUARUJÁ ATACADO E VAREJO

CLIQUE AQUI E SEJA LEVADA Á MAIOR LOJA DE BIQUÍNIS DO GUARUJÁ ATACADO E VAREJO
CLIQUE E SEJA LEVADA Á MAIOR LOJA DE BIQUINIS DO BRASIL

domingo

Caso Watergate "Garganta Profunda" e o impeachment de Nixon

José Renato Salatiel*

Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação

O filme "Todos os Homens do Presidente" relata as tramas do caso Watergate


Na madrugada do dia 17 de junho de 1972, cinco homens vestindo terno e gravata, calçando luvas cirúrgicas e carregando milhares de dólares nos bolsos foram surpreendidos arrombando o escritório do Comitê Nacional do Partido Democrata, localizado no sexto andar do edifício Watergate, em Washington, capital dos Estados Unidos.



O crime chamou a atenção de Carl Bernstein e Bob Woodward, dois jovens repórteres do jornal "The Washington Post", um dos mais importantes do país. Eles passaram a seguir as pistas com ajuda de uma fonte sigilosa que, por 33 anos, foi conhecida apenas como "Garganta Profunda".


Mark Felt, a verdadeira identidade sob o pseudônimo, era na época o segundo homem na direção do FBI, a polícia federal norte-americana. Ele morreu no último dia 18 de dezembro aos 95 anos, no Estado da Califórnia.  Felt havia revelado em 2005 ser a fonte anônima mais bem guardada das últimas décadas, por meio de um artigo de sua autoria publicado na revista "Vanity Fair". A contribuição do ex-agente do FBI às matérias publicadas no "Post" culminaria, dois anos depois da invasão ao quartel-general dos democratas, com a primeira renúncia de um presidente norte-americano. Além disso, mudaria para sempre o cenário político da maior potência mundial. Watergate entraria para a história como o mais famoso escândalo dos anos 70, e Garganta Profunda, como o personagem mais misterioso da política dos Estados Unidos.

Imprensa


Era um ano eleitoral em que Richard Nixon, 37º presidente eleito dos Estados Unidos, tentava se reeleger pelo Partido Republicano. Porém, não havia nenhuma evidência que ligasse o presidente ao grupo detido arrombando o escritório do partido rival para instalar escutas telefônicas.



Isso até que Bernstein e Woodward fossem escalados para dar continuidade à cobertura do caso. Nas semanas seguintes, eles descobriram que o nome de um dos homens detidos constava da folha de pagamento do comitê de reeleição de Nixon. Mas foi um cheque de US$ 25 mil depositado na conta bancária de outro integrante do grupo, encontrado por Bernstein em Miami, que permitiu relacionar o crime aos fundos de campanha do presidente. As matérias do "Post" revelaram que Nixon fez um "caixa dois" de campanha, ou seja, fundos com dinheiro não declarado, para financiar operações de espionagem aos democratas. O objetivo era encontrar algo desfavorável aos adversários para ser usado como arma de campanha, de forma a garantir a vitória nas urnas. Oficialmente, a Casa Branca não comentava o assunto. Ao longo dos dois anos seguintes, Nixon negou qualquer envolvimento com os fatos ao mesmo tempo em que, nos bastidores, montava uma "força tarefa" para obstruir as investigações da polícia e difamar o jornal. 

Garganta profunda


Sem fontes que se dispusessem a contar o que sabiam, Woodward recorreu a Mark Felt, sob a condição de que seu verdadeiro nome não fosse citado nas reportagens e permanecesse no anonimato. A promessa foi cumprida pelo jornalista.



Na verdade, "Garganta profunda" (chamado assim em referência a um célebre filme pornográfico dos anos 70) não fornecia informações sigilosas ao repórter. Em seus encontros às escondidas com Woodward, em um estacionamento subterrâneo, ele apenas confirmava ou desmentia informações, colocando os jornalistas no caminho certo. Desta forma, Felt foi fundamental para que a equipe do "Post" montasse o quebra-cabeça de Watergate.

Nixon


As denúncias não impediram que Nixon fosse reeleito, em novembro daquele mesmo ano, com mais de 60% dos votos válidos de vantagem (para efeito de comparação,Barack Obama venceu com 52%).



Apesar disso, era um presidente que lutava contra o tempo para desarmar a "bomba" de Watergate, que assumiu dimensão de escândalo nacional.  Em 1973, O FBI avançou nas investigações e, em abril daquele ano, quatro dos principais assessores do presidente foram demitidos por envolvimento no caso. Enquanto isso, o Senado formou uma comissão especial para acompanhar a apuração das denúncias envolvendo a Presidência da República.  Uma prova decisiva estava a caminho quando, em julho de 1973, um assessor da Casa Branca revelou a existência de conversas comprometedoras com Nixon gravadas no Salão Oval. Nixon fez de tudo para evitar que o material fosse divulgado. 

Renúncia


Por fim, em 24 de julho de 1974, a Suprema Corte dos Estados Unidos ordenou a entrega das fitas cassetes à Justiça. Os áudios, mesmo parcialmente apagados, confirmaram que Nixon tentou, desde o início, impedir uma investigação profunda sobre o crime. Era a prova de que o presidente mentia sobre sua participação no episódio.



Com a iminência da votação de um impeachment, Nixon renunciou ao cargo em 8 de agosto de 1974, admitindo seus erros. O vice Gerald Ford foi empossado no dia seguinte, dando fim à crise. "Nosso longo pesadelo nacional terminou", disse na ocasião.  Um mês depois, concedeu a Nixon perdão para quaisquer crimes que tenha cometido, evitando assim que o ex-presidente fosse a julgamento. Richard Nixon morreu em 1994, aos 81 anos de idade.

Herança política


Depois de Watergate, a política americana não foi mais a mesma. Talvez seu principal legado tenha sido o ceticismo incorporado à opinião pública norte-americana, que passou a ser mais crítica em relação ao governo.



Para o restante do mundo, Watergate virou sinônimo de corrupção política. No Brasil, por exemplo, ficou conhecido como "Collorgate" o conjunto de denúncias de irregularidades que levaram o ex-presidente Fernando Collor de Mello a ser o primeiro presidente brasileiro a sofrer processo de impeachment, em setembro de 1992. Woodward e Bernstein publicaram em 1974 o livro "Todos os Homens do Presidente", campeão de vendas nos Estados Unidos. Em 1976, a obra foi adaptada para o cinema em filme homônimo, dirigido por Alan J. Pakula e estrelado por Robert Redford e Dustin Hoffman (nos papéis dos repórteres do "Post"). O filme ganhou quatro Oscars. As reportagens de Watergate são consideradas um marco do jornalismo investigativo e firmaram definitivamente o papel da imprensa na fiscalização dos poderes nas modernas sociedades democráticas.

* José Renato Salatiel é jornalista e professor universitário

sexta-feira

Praias do litoral norte de SP têm pior poluição em dez anos -No Guarujá, classificação de praias é boa em 2010


19/08/2011 - 03h00
PUBLICIDADE
EDUARDO GERAQUE
DE SÃO PAULO

Em 2010, o litoral norte de São Paulo, que abriga praias badaladas como Maresias, Juqueí, Camburi e Baleia, atingiu seu pior índice de poluição dos últimos 10 anos.

Apenas 29% dos 83 pontos onde a água foi analisada receberam classificação "própria" em 100% do tempo.
O grande responsável pela piora dos índices de balneabilidade, segundo o relatório das praias divulgado ontem pela Cetesb (agência ambiental estadual), é o despejo de esgoto doméstico no mar.
É comum, nas praias do litoral brasileiro, a falta de um sistema eficiente de coleta.
No litoral norte, muitas casas, inclusive as de alto padrão, jogam dejetos nos córregos que cortam a planície costeira. Tudo, então, é levado até o oceano Atlântico.
Quando chove muito, a situação piora, pois mais esgoto acaba chegando ao mar.
Um caso típico de casas poluindo o rio ocorre em Toque-Toque Pequeno, no município de São Sebastião. A praia, desde 2008, é rotulada como regular pela Cetesb.
"A tendência do litoral norte, se formos considerar o início da década, é de piora", diz Claudia Lamparelli, gerente da Cetesb. "Mas em 2010 nós tivemos um episódio atípico em 9 de maio", pondera ela.
Segundo Lamparelli, uma chuva forte, associada a ressaca, ajudou a derrubar o índice. A piora, afirma ela, não teria sido tão significativa, se a tempestade não tivesse ocorrido perto do dia em que as águas foram coletadas.
O índice baixo de 2010 contrasta com as taxas superiores a 50% aferidas nos três primeiros anos da década.
O esgoto doméstico em circulação nos municípios do litoral norte --a Cetesb considera que a região é formada por São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba-- está ligado ao significativo crescimento populacional.
"Existe muita ocupação irregular, onde não há rede de esgoto. A região, além de turistas, tem atraindo pessoas que vão efetivamente trabalhar por lá", afirma a técnica.
Os números de saneamento do litoral norte ajudam a sustentar a tendência de piora da qualidade das praias. Apenas 37% do esgoto é coletado nessa região da costa e, em Ilhabela, 4% da população tem rede de esgoto.
Em 2010, mostram as tabelas oficiais, apenas cinco praias, em todo o litoral paulista, ganharam a classificação "ótima" da Cetesb.
Sobem ao pódio Prumirim, Itamambuca e Pulso, todas localizadas em Ubatuba. E as praias da Jureia (Iguape) e do Pontal (Ilha Comprida), no litoral sul do Estado.

A qualidade da água das praias do Guarujá em 2010 ajudou a melhorar a situação geral da Baixada Santista, segundo os dados da Cetesb.
A agência ambiental paulista divulgou, na quinta-feira, seu relatório anual de balneabilidade do litoral do Estado de São Paulo.
Praias como Pernambuco, Pitangueiras, Tombo, Guaiúba e parte da Enseada voltaram a ser classificadas como "boa" durante todo o ano.
Isso significa que elas estiveram propícias ao banho de mar o tempo todo. O índice é o terceiro melhor do Guarujá nos últimos dez anos.
"Provavelmente, parte desta melhora se deve aos programas de saneamento básico feitos na região", diz Claudia Lamparelli, gerente da Cetesb. "Bertioga também teve bons índices anuais"
O dado negativo continua sendo a praia de Perequê. Nos últimos dez anos, ela registrou índices péssimos de esgoto todos os dias do ano.
Rumo ao sul, as vizinhas Santos, São Vicente e Praia Grande continuam convivendo com uma poluição crônica em suas praias.
No caso de Santos, todas as praias ganharam a classificação "ruim", a segunda pior na escala da Cetesb.
A estatal paulista divide as praias em péssima, ruim, regular, boa e ótima.
A classificação está relacionada com o número de dias em que a praia ficou própria ao banho de mar. Para não ter riscos à saúde, o ideal é frequentar lugares bons ou ótimos. Na prática, eles têm menos coliformes fecais.
As praias santistas, desde 2003, tem registros apenas ruins ou péssimos em termos de qualidade da água.
A situação tem uma discreta melhora, mostram os dados, em Mongaguá.
Das praias amostradas pela Cetesb, quatro são "ruins" e duas "regulares". O ano de 2002 é o último registro com praias "boas" (Itaóca e Agenor de Campos) na região.
Itanhaém e Peruíbe voltam a ter trechos onde é possível tomar banho de mar em todos os dias do ano.


quinta-feira

FATOS QUE SÓ ACONTECEM EM GUARUJÁ. HOSPITAL SANTO AMARO PREFERE GASTAR DINHEIRO DO CONTRIBUINTE COM HONORÁRIOS DE ADVOGADO



por Jaqueline Perez Otero, quinta, 18 de agosto de 2011 às 18:50


Fatos que só acontecem no Guarujá: Uma cliente minha, que teve o filho baleado e morto quando passava pela rua durante uma perseguição policial a assaltantes de banco, foi ao Hospital Santo Amaro solicitar o prontuário do menor a fim de analisar as condições e circunstâncias da morte. Como o hospital negou-se a entregar, resolvi acompanhá-la, munida de notificação. 
Considerando que a instituição continuou negando direito incontroverso da mãe, bem como o protocolo da notificação, me enviaram à Diretoria Clínica do hospital, onde foi-me justificado que só poderiam fazê-lo mediante ordem judicial. 
Nesse ato respondi que caso tivesse que ingressar com cautelar de exibição e apreensão de documentos, ele seriam condenados a pagar custas processuais e honorários de sucumbêcia e, para tanto, usariam sem necessidade o dinheiro que ficam arrecadando com os cidadãos de Guarujá, a título de doação.
O que vocês acham disso?

URGENTE - JARDIM CONCEIÇÃOZINHA FALTA D'AGUA, ESGOTO, ASFALTO



Para geo.cesar1972@gmail.com, ricardolm@ambiente.sp.gov.br, faleconosco@pinoambiental.com.br, falecomodono@hotmail.com, wagner_rodrigo@uol.com.br, aceguaruja@aceguaruja.com.br, contato@quiosquesdoguaruja.com.br, segov@guaruja.sp.gov.br, sejuc@guaruja.sp.gov.br, seaso@guaruja.sp.gov.br, seare@guaruja.sp.gov.br, secla@guaruja.sp.gov.br, sedes@guaruja.sp.gov.br, sedec@guaruja.sp.gov.br, seduc@guaruja.sp.gov.br, seela@guaruja.sp.gov.br, seidu@guaruja.sp.gov.br, semam@guaruja.sp.gov.br, sepla@guaruja.sp.gov.br, sesau@guaruja.sp.gov.br, setur@guaruja.sp.gov.br, seape@guaruja.sp.gov.br
Boa Tarde!!
Prezados do Diário Oficial do Guarujá
Venho através desta postar meus elogios as vossas reportagens, bem ilustrativas com fotos e sempre mostrando a realidade de nossa humilde cidade Guarujá, meus Parabéns! Por meio desta protesto em caráter de insatisfação pela situação precária em que se encontra o Jardim Conceiçãozinha:
1º Não temos água!!
2º Não temos rede de esgoto!!
3º Não tem asfalto (Desculpe o desabafo, mas desde que eu me conheço por gente esse bairro nunca mudou, entra ano e sai ano e não ha melhoria alguma neste bairro)
Saliento esses 3 pontos pois é o mínimo que a Prefeitura de um Município juntamente com as Empresas de Fornecimento de Água(Sabesp) e Luz(Elecktro) deveriam dispor a população, porém não é bem o que vivenciamos atualmente:
Luz: Postes de Madeira ainda não encontrados em grande parte em nosso Bairro;
Água: A "Falta de Água" no Jardim Conceiçãozinha é critica, para ter água em casa grande parte da população tem que ter Bomba pois a pressão não enche as Caixas d'agua; Creio que o problema neste fato não seria parcialmente da  Prefeitura e sim da Sabesp, porém o mesmo não cobra a Empresa que fornece o serviço. Reclamações existem varias, porém sem nenhum retorno quanto ao abastecimento.
Mal cheiro: É constante em nosso bairro, em conversa com populares constatei que naquela região não ha "Rede de Esgoto", em dias de Chuva temos que sair de casa com "Botes" na forma mais clara, pois não há "Bocas de Lobo", popularmente conhecidos como "Bueiro" para o devido escoamento das Águas Fluviais, gerando incomodo para quem tem de passar pelas vias; O lamaçal e Poças Gigantescas de água são constantes, correndo sérios riscos de Ocasionar Acidentes, doenças entre outros fatos prejudiciais a população.
Asfalto: Para amenizar nosso problema Eu e mais 2 vizinhos nos reunimos e Compramos um Caminhão de Asfalto para colocarmos em frente as nossas residências e pra ser bem sincero em que ponto CHEGAMOS, ter que comprar ASFALTO PARA COLOCAR NA FRENTE DE CASA; Pagamos Impostos, tudo em dia, para termos esse feedback da Prefeitura? Não sei o que é pior PAGAR ou NÃO PAGAR IPVA? Cadé os 50% destinados ao Municípios que o Veiculo é Licenciado? Nossos Carros e Motos, sempre estão sujos e sempre com problemas Mecânicos, devido ao excesso de buracos na Via. Moradores do Bairro JARDIM CONCEIÇÃOZINHA mais antigos afirmam que consta na Prefeitura o mapa das Ruas do bairro todos asfaltadas, o que não é verdade se forem até o local! O asfalto só vai até a Região do Canil Municipal / Cavalaria, após a Ponte só se vê terra ao invés de Asfalto; Sabemos que fica aquele impasse, a Prefeitura diz que não pode Asfaltar enquanto a Sabesp não passar a Rede de Esgoto, volto a repetir a Prefeitura, não faz nenhum esforço para solucionar nosso Problema, dar prazos, multar se for preciso a Sabesp, ou seja, brigar pela população neste assunto de Falta de água e Asfalto afinal o Guarujá não é só PRAIA. Abaixo segue um Desenho ilustrativo do MAPA do Bairro citando as ruas que São Asfaltadas e as que não São Asfaltadas.
O que mais me indignou foi ver um Bairro que já é bem Estrutura(Como consta no link abaixo) receber melhorias! Creio que até possam estar precisando de manutenções, porém vamos fazer o que tem mais URGÊNCIA, mexer no que esta critico, ou é porque os "Bairros Guaiúba" e "Jardim Albamar" são bairros de classe Média Alta? Será que é para quando os turistas chegarem estar tudo em perfeito estado?
Bom espero que depois de tudo isso tenhamos algum retorno da Prefeitura!
Sds
Ricardo de O.Mariano
Morador da Av.Bento Pedro da Costa, Jardim Conceiçãozinha - Guarujá

quarta-feira

Criminosos incendeiam ônibus em Guarujá no litoral de SP

Ninguém ficou ferido e os três homens conseguiram fugir
Da Agência Record

Um ônibus foi incendiado por criminosos na rua Santo Amaro, bairro Vicente de Carvalho, no Guarujá, litoral sul de São Paulo, por volta das 23h desta terça-feira (16). Ninguém ficou ferido.
De acordo com a Polícia Militar, três homens armados pararam o veículo e obrigaram todos os passageiros a descer do coletivo. Em seguida, espalharam gasolina, atearam fogo e fugiram.
O caso foi registrado no Distrito Policial sede da cidade.

Você acha que o número de Vereadores do Guarujá deve passar de 15 para 21?

CLIQUE NA FOTO PARA AMPLIAR
http://sn109w.snt109.mail.live.com/default.aspx?wa=wsignin1.0#fid=1&fav=1&n=96193197&mid=795e87e9-c8a2-11e0-b075-00215ad7c620&fv=1

sexta-feira

Alckmin descarta ponte e anuncia túnel; obra começa em 2013



 11 de agosto de 2011


De A Tribuna On-line


Créditos: Davi Ribeiro


Atualizado às 14h16
O governador Geraldo Alckmin (PSDB) antecipou o que anunciaria no Agenda Metropolitana, no Mendes Convention Center, e deu uma boa notícia nesta quinta-feira à população da Baixada Santista. Ele garantiu que a ligação seca entre Santos e Guarujá será feita por um túnel e que a obra sairá do papel ainda no seu mandato.


Com valor da obra estimado em R$ 1,3 bilhão, o túnel, já que a ponte ligando as duas cidades foi descartada, deve começar a ser construído em março de 2013, conforme afirmou o governador em entrevista à 1ª edição da TV Tribuna. A obra deve durar três anos.


Em março do ano passado, o então governador José Serra havia anunciado a construção de uma ponte que faria a ligação entre os dois municípios da região. Alckmin explicou por que a ponte foi descartada.  



Estudos feitos por empresas especializadas mostraram que a ponte traria problemas à região. Primeiro, por limitar a altura dos navios. "Não sabemos o que vai ocorrer daqui a 20, 30 anos, com a vinda dos grandes navios. E a outra, há também um limitante do aeroporto: uma ponte muito alta, entra nas cidades e tem grande impacto urbanístico, deteriorando muitas vezes as regiões".


Então, segundo ele, o estudo mostrou que o melhor caminho era o túnel, com menos impacto à região. "Passam pessoas a pé, de bicicleta, de automóvel, de ônibus". O túnel ligará Vicente de Carvalho, em Guarujá, a Outeirinhos, em Santos. Os detalhes da obra serão divulgados pelo governador nesta tarde.



A obra terá valor estimado em R$ 1,3 bilhão e será custeada pelo governo do Estado, disse Alckmin. Esse montante inclui o túnel, que terá 900 metros de comprimento, desapropriações e compensações ambientais, além de acessos e obras viárias. "Devemos começar a obra em março de 2013. Agora, faremos audiências públicas, depois, contrataremos o projeto executivo e, por fim, a licitação". 

VLTDe acordo com Alckmin, o governo também tem pressa em licitar rapidamente o projeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que faria, inicialmente, a ligação entre Santos e São Vicente. Em fevereiro, nenhuma empresa apareceu na sede da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, interessada em explorar o Sistema Integrado Metropolitano (SIM) da Baixada Santista. A licitação foi declarada deserta. "Para não correr novamente esse risco, o governo fará a obra física".O VLT, nessa primeira etapa, fará o trajeto do Porto ao Valongo. E, para atender a Petrobras e a demanda do pré-sal, do Porto até a Ponte de Barreiros, em São Vicente. "Depois, pretendemos expandir para Praia Grande e Guarujá". O governador disse que a obra do túnel deve durar três anos e do VLT, um pouco menos. "Nós pretendemos entregar no nosso mandato o VLT operando e o túnel, bem adiantado".O Veículo Leve fará parte do Sistema Integrado Metropolitano (SIM), também composto por linhas de ônibus locais e interurbanas. 
A ganhadora da licitação teria de operar os dois serviços de transporte.
A primeira fase do SIM, entre Santos e São Vicente, tem custo estimado em R$ 700 milhões. Conforme o edital original de concorrência, a concessão dos serviços terá 25 anos de duração, com faturamento previsto de R$ 4,7 bilhões, no período, para a vencedora. Agenda metropolitanaO governador Geraldo Alckmin está em Santos com seus secretários estaduais para participar de plenária da Agenda Metropolitana de Santos.
O evento, no Mendes Convention Center,­ reunirá representantes dos nove municípios da Baixada Santista, com o objetivo de serem firmados compromissos e a inclusão de projetos no orçamento do Estado. A expectativa é de o governador anunciar investimentos para a região.



quinta-feira

Polícia divulga retrato de suspeitos de matar jornalista em SP

A Polícia Civil divulgou nesta quinta-feira o retrato falado de dois suspeitos de terem participado do assalto que resultou na morte do jornalista Walter Pimentel, 43, na região do Tucuruvi, na zona norte de São Paulo.

DE SÃO PAULO


O crime aconteceu por volta das 21h da última sexta-feira (5) em um supermercado da rede Econ. 
Pimentel fazia compras no local, quando três criminosos entraram no local e realizaram o assalto. O jornalista foi atingido por um tiro na região da cabeça.
Pimentel, que trabalhava como pesquisador no Gazeta Doc, chegou a ser socorrido e encaminhado para o pronto-socorro do Mandaqui, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. O caso foi registrado no 73ºDP (Jaçanã) como latrocínio.
Segundo a SSP (Secretaria de Segurança Pública), os criminosos fugiram levando cerca de R$ 350 de um caixa do supermercado e a carteira da vítima.
Divulgação/Polícia Civil
Retrato falado de suspeitos de terem participado do assassinato de jornalista da Gazeta no último fim de semana
Retrato falado de suspeitos de terem participado do assassinato de jornalista da Gazeta no último fim de semana
De acordo com a Fundação Cásper Líbero, que gerencia a Gazeta, Pimentel trabalhou por 19 anos como pesquisador no Gazeta Doc, departamento de documentação e pesquisa da Gazeta Press, empresa da Fundação Cásper Líbero.
Segundo a polícia, informações sobre os suspeitos devem ser denunciada ao Disque-Denúncia, pelo telefone 181.