Faça do SOS Guarujá seu informativo a qualquer hora. Assuntos locais e de interesse geral.

Faça do SOS Guarujá seu informativo a qualquer hora. Assuntos locais e de interesse geral.
Atualizamos o blog várias vezes todos os dias para que você tenha a informação em cima da hora.Colabore mandando eventos, matéria,denúncias,textos...tudo que possa interessar à comunidade do Guarujá.

CLIQUE AQUI E SEJA LEVADA Á MAIOR LOJA DE BIQUÍNIS DO GUARUJÁ ATACADO E VAREJO

CLIQUE AQUI E SEJA LEVADA Á MAIOR LOJA DE BIQUÍNIS DO GUARUJÁ ATACADO E VAREJO
CLIQUE E SEJA LEVADA Á MAIOR LOJA DE BIQUINIS DO BRASIL

quinta-feira

Defesa Civil de Guarujá leva sua Unidade de Orientação e Apoio à Praia das Pitangueiras nesta sexta (27)


Com o objetivo de orientar visitantes e moradores de Guarujá sobre os cuidados a serem tomados para evitar acidentes com raios, comuns devido às chuvas de verão (fortes e de curta duração, frequentes nos meses de dezembro a março), a Defesa Civil de Guarujá estará com sua Unidade de Orientação e Apoio (UOA), nesta sexta-feira (27), das 9 às 12 horas, na Praça das Bandeiras, ao lado do Shopping La Plage, na Praia de Pitangueiras.

Na ocasião, os técnicos da Defesa Civil guarujaense irão distribuir folhetos informativos à comunidade e alertar a população sobre precauções a serem tomadas quando pessoa está em área aberta, como a praia, e começa uma tempestade.

Para o órgão, por desconhecimento ou por não acreditar que os raios matem, as pessoas deixam de observar cuidados simples, como não permanecer em local descampado durante as tempestades.

Segundo a Defesa Civil, em todos os acidentes por descargas elétricas, as vítimas estavam em locais abertos, como área rural, praia, campo de futebol, topos de prédio, estacionamentos abertos, quadra de tênis ou morros.

A Defesa Civil lembra que as descargas elétricas ocorrem na maioria dos temporais. O raio pode alcançar duas ou mais vezes o mesmo lugar. Geralmente atinge o objeto mais alto de cada área.

Estas e outras informações de interesse público estão disponíveis no site da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil www.defesacivil.sp.gov.br. Em Guarujá, o órgão atende pelo telefone 199.

Durante uma tempestade, a população deve:

  • Abrigar-se em casa ou edifício.
  • Caso esteja em um veículo, não sair. Fechar os vidros e não encostar nas partes metálicas;
  • Evitar lugares abertos como estacionamentos, praias e campos de futebol;
  • Se estiver no mar, rio, lago ou piscina, sair imediatamente;
  • Manter distância de objetos altos e isolados, como árvores, postes, quiosques e caixas d’água;
  • Afastar-se de objetos metálicos grandes e expostos, como tratores, escadas e cercas de arame;
  • Evitar soltar pipas e não carregar objetos como canos e varas de pesca;
  • Evitar andar de bicicleta, motocicleta ou a cavalo;
  • Se não houver nenhum abrigo por perto, ficar agachado com os pés juntos até a tempestade passar. Não deitar no chão;
  • Afastar-se de aparelhos e objetos ligados à rede elétrica, como televisões, geladeiras e fogões;
  • Evitar utilizar o telefone (ao menos que seja sem fio ou celular);
  • Afastar-se de janelas, tomadas, torneiras, canos elétricos e evitar tomar banho.

Verdades sobre as tempestades:
  • As descargas elétricas acontecem na maioria dos temporais;
  • Os raios são mais comuns no verão, mas podem ocorrer no inverno;
  • O raio pode cair duas ou mais vezes no mesmo lugar e normalmente atinge o objeto mais alto de um determinado local;
  • Os raios podem matar.

PREFEITURA DE GUARUJÁ – Assessoria de Imagem e Comunicação Pública – Tel.: (13) 3308-7470
Jornalista responsável: Karina Praça (MTb.: 43.955) – Redator: Diego Oliveira Barbosa (MTb.: 1.257)

Indícios apontam que desabamento foi causado por dano estrutural



DIANA BRITO
DO RIO
FERNANDO MAGALHÃES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), afirmou na manhã de hoje que os indícios apontam que é improvável que odesabamento de três prédios no centro do Rio tenha sido causado por uma explosão. A principal hipótese até o momento aponta para problema na estrutura de um dos prédios.
"Provavelmente, houve uma falha estrutural do prédio maior --de 20 andares-- que levou ao desabamento dos outros dois prédios menores --de 10 e quatro andares", afirmou o prefeito. Ele acrescentou ainda que a resposta definitiva sobre as causas do desabamento será dada pela perícia.
Moradores da região afirmaram que não foi ouvida nenhuma explosão, e que o prédio de 20 andares tinha obras em dois andares e apresentava rachaduras. Não havia, no entanto, registro de abalos na Defesa Civil.
Paes pediu que as pessoas não circulem pela região. A avenida 13 de Maio (onde ocorreu os desabamento) está totalmente interditada.
Já a avenida Almirante Barroso também foi bloqueada entre a rua Senador Dantas e a avenida Rio Branco. A Senador Dantas funciona com mão invertida entre a Almirante Barroso e a rua Evaristo da Veiga.
metrô funciona normalmente hoje. Ontem, as estações Uruguaiana, Carioca, Cinelândia e Presidente Vargas precisaram ser fechadas devido ao desabamento.
DESAPARECIDOS
Na manhã de hoje, ao menos, 19 pessoas permanecem desaparecidas após o desabamento, segundo a Prefeitura do Rio. Cinco pessoas já foram resgatadas com vida, sendo que três delas permanecem internadas.
As vítimas foram encaminhadas ao Hospital Souza Aguiar e uma delas precisou passar por cirurgia após ter tido o couro cabeludo arrancado.
Daniel Marenco - 25.jan.12/Folhapress
Bombeiros observam máquina que trabalha na remoção de escombros após desabamento no centro do Rio
Bombeiros observam máquina que trabalha na remoção de escombros após desabamento no centro do Rio
DESABAMENTO
Os três prédios localizados ao lado do Theatro Municipal desabaram por volta das 20h30. O teatro não foi atingido, mas seu anexo, onde funciona a bilheteria, sofreu danos por causa dos escombros.
Pessoas que estavam em um edifício próximo usaram a luz de seus telefones celulares para chamar a atenção dos bombeiros e buscar socorro. Com as escadas cheias de escombros, não havia como sair. Um grupo de 30 pessoas foi resgatado.
Zelador de um dos prédios, uma das vítimas disse que o edifício Liberdade estava vazio quando houve o desmoronamento, mas de acordo com o analista de sistemas Fernando Amaro, 29, que estava no quarto andar do Liberdade, um grupo de 30 pessoas participava de um treinamento profissional no imóvel.
Ernesto Carriço - 25.jan.12/Agência O Dia
Pessoas que estavam próximas à região onde dois prédios desabaram, no centro do Rio, ficam cobertas de poeira
Pessoas que estavam próximas à região onde prédios desabaram no centro do Rio ficam cobertas de poeira
Às 21h30 houve um princípio de incêndio. De acordo com bombeiros, havia forte cheiro de gás no local. Jornalistas e curiosos foram afastados. Um cordão de isolamento mantinha todos a cerca de um quarteirão do local do desabamento.
Fiscais da CEG (companhia de gás do Rio) foram chamados para fechar as tubulações de gás, por medida de segurança. A empresa informou que não havia registro de reclamações de vazamento de gás no prédio, nem vistoria agendada. A Light desligou o fornecimento de energia nos arredores para evitar incêndios.
Editoria de Arte/Folhapress

quarta-feira

Dois prédios desabam no Rio Segundo testemunhas, um terceiro prédio também pode ter desabado. Defesa Civil diz que desabamento deixou 11 vitimas, entre mortos e feridos.


Do G1 RJ, com informações da Globo News


Dois prédios desabaram um pouco antes das 21h desta quarta-feira (25) na região da Rua Treze de Maio, no Centro do Rio de Janeiro, segundo informações do Centro de Operações da Prefeitura. Em entrevista, o prefeito Eduardo Paes afirmou que foram atingidos um prédio de dez andares e outro de 20 andares. "Aparentemente não foi uma explosão, o desabamento aconteceu por um dano estrutural no prédio. Acredito que não tenha sido vazamento de gás", disse o prefeito, que anunciou a abertura de um posto de informações em frente à agencia da Caixa Econômica Federal, na esquina das avenidas Chile e Rio Branco.
De acordo com a empresária Zilene Bernardino, que trabalha no local, o prédio de dez andares fica na Rua Manuel de Carvalho, esquina com Treze de Maio, e o outro na própria Treze de Maio. Um terceiro prédio, de menores proporções, também pode ter desabado, segundo testemunhas.
Mapa de área do desaabamento (Foto: Arte/G1)
Menos de uma hora depois dos desabamentos, a Defesa Civil Estadual informou que a tragédia deixou 11 vítimas, sem detalhar mortos e feridos.
Quatro dos feridos receberam atendimento no Hospital Souza Aguiar: três homens (dois de 37 anos e um de 50) e uma mulher de 28 anos. O quadro mais grave é da mulher, que teve lesão no couro cabeludo e vai ter que passar por cirurgia.
Um zelador e um operário, que estava dentro de um elevador, estão entre os feridos retirados com vida dos escombros. As informações são do coronel Sérgio Simões, secretário estadual de Defesa Civil. Ainda de acordo com o coronel, as buscas se concentram em dois pontos sinalizados com a ajuda de cães farejadores.
Uma moradora de um prédio vizinho relatou que três andares de um dos prédios passavam por reforma. "De repente, ouvimos um grande barulho e começou a voar tudo", contou a argentina Devora Galavardo, que mora há seis meses em frente ao prédio que desabou.
Amigos e parentes cercam o local em busca de informações sobre pessoas que trabalham na região, enquanto a Guarda Municipal impede a aproximação, pelo temor de dano estrutural às construções vizinhas.
De acordo com a assessoria do Corpo de Bombeiros, há 60 homens da corporação no local do desabamento atuando no trabalho de socorro. Há bombeiros dos quartéis da Barra da Tijuca, de São Cristóvão e do Centro. Há 14 viaturas entre ambulâncias, caminhões de água e de escada magirus. O prefeito Eduardo Paes está no local.
Prédio desaba no Centro do Rio (Foto: Marcelo Piu/Agência O Globo)Prédio desaba no Centro do Rio (Foto: Marcelo Piu/Agência O Globo)
De acordo com informações do Centro de Operações da prefeitura, a Avenida Almirante Barroso, entre a Rua Senador Dantas e Avenida Rio Branco, está interditada em ambos os sentidos. No twitter do Centro de Operações, a prefeitura faz um alerta: "Atenção motoristas! Evite a região da Cinelândia, Carioca e Rio Branco para não atrapalhar os trabalhos dos Bombeiros e Defesa Civil".
Segundo o Metrô Rio, as estações da Presidente Vargas, Uruguaiana, Carioca e Cinelândia foram fechadas. Com isso, a Linha 1 vai de Ipanema até a Glória e Linha 2, até Central.
O Centro de Operações Rio informou ainda que as linhas de ônibus 180 e 184, que passam pelo metrô do Largo do Machado até a Central, estão sendo reforçadas por conta do fechamento de quatro estações do metrô.
A Light desligou a luz nos arredores para evitar incêndios. Vinte viaturas da polícia foram acionadas para isolar a área.
Em nota oficial, o Theatro Municipal informou que o desabamento do edifício da rua Treze de Maio não causou prejuízos ao prédio, nem danos estruturais. A única parte atingida por escombros foi a bilheteria, no prédio anexo. Nenhum funcionário foi atingido.
Prédio desaba e causa destruição no Centro do Rio (Foto: Reprodução TV Globo)Prédio desaba e causa destruição no Centro do Rio (Foto: Reprodução TV Globo)

Exposição e utilização ilegal de animais no espaço Russi na Enseada Guarujá‏

Bom Dia Sr. xxxx
Através de seu email foram feitos 2 Boletins, um de nº 751/2012 que será encaminhado a Secretaria de Desenvolvimento Econômico para saber se os proprietários da fazendinha estão em dia com o alvará de funcionamento e outro de nº 750/2012 que será encaminhado a Secretaria de Saúde referente a denuncia de maus tratos, as Secretaria tem o prazo de 15 a 30 dias para nos responder, assim que tivermos uma resposta entraremos em contato.

A Ouvidoria agardece o contato.
----- Original Message -----
From: xxxx
Sent: Tuesday, January 24, 2012 11:43 AM
Subject: RE: Exposição e utilização ilegal de animais no espaço Russi na Enseada Guarujá

Meu telefone 13 7807-6981 xxxx


From: ouvidoria@guaruja.sp.gov.br
To: xxxxxxx
Subject: Re: Exposição e utilização ilegal de animais no espaço Russi na Enseada Guarujá
Date: Tue, 24 Jan 2012 10:48:24 -0200

Bom Dia Sr. xxxxxx
solicitamos seu telefone, para maiores contatos.
 
----- Original Message -----
From: 
Sent: Tuesday, January 24, 2012 7:51 AM
Subject: Exposição e utilização ilegal de animais no espaço Russi na Enseada Guarujá


MINI FAZENDINHA –
 O HORROR QUE PERMANECE NA CIDADE COM AUTORIZAÇÃO DA COMISSÃO DE VENTOS DA PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARUJÁ QUE POUCO SE IMPORTA COM A SITUAÇÃO DE MAUS TRATOS A QUE ESTÃO SUBMETIDOS OS ANIMAIS E COM O TERMO DE AJUSTAMENTO DE CONDUTA FIRMADO QUE IMPÕE A COMUNICAÇÃO DESSE TIPO DE EVENTO À UIPA GUARUJÁ COM 10 DIAS DE ANTECEDÊNCIA. 
POR FAVOR, MANIFESTEM-SE ATRAVÉS DO E-MAIL DA OUVIDORIA

Ei pessoal. Veja e leia com atenção quem vai resolver por você como vai ficar a Orla do Guarujá. Onde estão as Associações realmente representativas e legalmente constituídas. Só tem ambulante,quiosqueiro e pescador. Quem paga realmente a conta vai ficar a ver aquele navio...o Concórdia. Já estamos no fundo e no fundo vamos ficar.

Comitê Gestor do Projeto Orla toma posse em Guarujá

A prefeita de Guarujá, Maria Antonieta de Brito empossou, na última semana, o Comitê Gestor Municipal do Projeto Orla (CGM Projeto Orla) — formado por representantes das três esferas do Poder Público e da Sociedade Civil Organizada (confira lista). O Projeto é coordenado pela Secretaria Municipal de Turismo. Porém, todas as ações serão discutidas de forma participativa pelos membros do Comitê Gestor recém empossado.

De forma inovadora, Guarujá pode ser a pioneira no Brasil a assumir a ordenação de toda a ocupação da faixa de areia, o que inclui a reorganização da exploração comercial das praias – com publicidade ou venda de produtos e alimentação (quiosques) – e da construção ou manutenção de imóveis de frente para o mar.

Uma das finalidades do Comitê, como prevê o decreto 9.714/2012, é identificar as irregularidades e problemas ambientais da orla, analisando os usos dos espaços das áreas da União (terrenos e acrescidos de marinha), de forma a elaborar um Plano de Gestão Integrada (PGI) da Orla. Se aprovado o PGI, a união passa ao Município a gestão da orla, permitindo usos de acordo com a legislação patrimonial e ambiental.

Segundo a Prefeita, Maria Antonieta de Brito, a formação do Comitê marca a história da cidade. ”Este é o registro de um momento histórico porque tudo que desenvolvemos servirá de modelo para outras cidades do Brasil. Neste ano, construiremos juntos, um modelo de gestão, que será algo inovador”, comemorou.

Após a posse foi realizada a primeira reunião do grupo, que decidiu pela participação de todos os membros na elaboração do Regimento Interno. Os integrantes ficaram responsáveis por analisar e ponderar o relatório final do Projeto Orla, que contém o diagnóstico e as ações que deverão ser executadas.

 “A orla é, sem dúvida, o maior bem natural de Guarujá. E, por isso, e se quisermos garantir que as próximas gerações vivenciem esta riqueza, é fundamental que protejamos o frágil ecossistema que envolve o ambiente a beira mar. É necessário, ainda, que ordenemos o desenvolvimento urbano e turístico que toma forma ao longo de sua extensão, todos os dias” explicou a Secretária de Turismo, Maria Eunice Grötzinger.


  • Governo Federal (2 membros de cada): Serviço de Patrimônio da União (SPU)
Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama).

  • Governo do Estado (2 membros de cada): Fundação Florestal – APA Marinha
Secretaria de Meio Ambiente – envolve a Coordenadoria de Planejamento Ambiental (CPLA) e Gerenciamento Costeiro (Gerco).

  • Governo Municipal (2 membros de cada): Secretarias de Turismo
Meio Ambiente
Desenvolvimento e Gestão Urbana
Esportes e Lazer
Cultura
Educação
Planejamento Estratégico
Executiva de Coordenação Governamental
Advocacia Geral do Município.

  • Sociedade Civil (2 membros): Associação Eco-Praias do Ambulantes das Praias do Guarujá
Associação da Orla do Guarujá
Associação dos Quiosques da Praia do Tombo
Associação dos Pescadores Artesanais do Canal de Bertioga
Sociedade Amigos da Praia do Guaiúba
Sociedade de Melhoramentos de Conceiçãozinha
Instituto Socioambiental
Sociedade Amigos da Prainha Branca – Comunidade Tradicional
Associação Esportiva – Liga de Esporte de Areia
Marinas/Associação Administradora do CING
Unaerp
Associação de Surf do Guarujá
Agenda 21

Projeto Orla – O objetivo é compatibilizar as políticas ambientais e patrimoniais no trato dos espaços litorâneos, sob propriedade ou guarda da União, buscando, inicialmente, dar uma nova abordagem ao uso e gestão dos terrenos e acrescidos de marinha, como forma de consolidar uma orientação cooperativa e harmônica entre as ações e políticas na orla marítima, que constitui a sustentação natural e econômica da Zona Costeira.

PREFEITURA DE GUARUJÁ – Assessoria de Imagem e Comunicação Pública - Tel.: (13) 3308-7470
Jornalista responsável: Karina Praça (MTb.: 43.955) – Redatora: Paula Ordoñez (MTB 31.186)
25 de janeiro de 2012 – Guarujá realiza cerimônia de posse do Comitê Gestor do Projeto Orla