

Fwd: FW: Santos - Guarujá / Ponte Estaiada
De: | |
Enviada: | segunda-feira, 15 de junho de 2009 7:46:23 |
Para: | |
PROJETO
Ponte Estaiada ligando a Cidade de Santos e Guarujá
Esta ponte terá início na Avenida Governador Mário Covas Junior, em Santos, até a Avenida Adhemar de Barros, em Guarujá, fará a ligação entre as duas cidades, em substituição às balsas ( balsas serão desativadas ).
A decisão do Governo do Estado foi apresentada ontem pelo secretário de Estado dos Transportes, Mauro Arce, aos Prefeitos João Paulo Tavares Papa e Maria Antonieta de Brito ( ambos do PMDB ), além de secretários dos dois municípios.
A outra alternativa que também constava no estudo encomendado à Companhia Paulista de Desenvolvimento ( CPD ) — a construção de um túnel pré-moldado e submerso no mesmo traçado das balsas — foi totalmente descartada.
Conforme o projeto preliminar, a ponte terá
A estrutura com quatro faixas, ciclovias e calçadas para pedestres terá cerca
“ Não é uma ponte para transporte de carga. É uma ponte com um objetivo específico: atender a clientela e demanda que hoje usa a balsa ”, reforçou Arce.
Utilizar a futura estrutura para a passagem de carretas seria “ um desastre, tanto na ( Avenida ) Adhemar de Barros, quanto na Ponta da Praia. É incompatível. Para o transporte pesado, estão sendo estudadas outras alternativas ”.
PROJETO BÁSICO
Agora, o Governo do Estado vai contratar uma empresa, por meio de carta-convite, que fará o projeto básico, interagindo com as duas prefeituras.
“ A idéia inicial é que a gente faça uma PPP ( Parceria Público-Privada ) com cobrança de pedágio igual ao que se paga hoje para a travessia por Ferryboat ”, ou seja, R$ 7,50.
“ Nós esperamos fazer a concessão ainda este ano, estabelecendo o prazo de 30 anos ”.
Pelos cálculos preliminares de custo da obra e de valor de tarifa, o Estado deve arcar com 50% do valor da construção.
Os outros R$ 250 milhões seriam pagos pelos próprios usuários da ponte com o pedágio.
Questionado sobre o valor da tarifa, Arce explicou que é possível optar por uma modalidade que ofereça custo menor.
No entanto, se o usuário for beneficiado com o valor mais baixo, o restante dos contribuintes do Estado é que terão de arcar com uma parcela maior.
Arce deixou claro que ainda não há nada definido neste sentido.
“ Isso a gente vai discutir para ver qual é a melhor solução ”.
A CADA
RAMPA FICARÁ
Para atingir a altura de
Nesse sentido, a sugestão é que a ponte tenha inclinação de 5%.
Ou seja: a cada
“ Evidente que no projeto definitivo isso pode ser alterado para mais ou para menos ”, explicou o secretário de Transportes do Estado Mauro Arce, já que o projeto apresentado não é a proposta final.
Enquanto o projeto básico é idealizado, as prefeituras terão oportunidade de discutir com o Estado e com a população os impactos da obra nos municípios.
Arce foi bastante claro ao classificar o lado de Guarujá como o ponto mais crítico e que “ precisa ser bastante discutido ”.
Uma vez definida nas duas cidades os acessos, será necessário verificar a questão ambiental, com o envolvimento do Ibama, secretarias de Meio Ambiente, Porto e Marinha.
“ O importante é a gente contemplar neste projeto obras arquitetônicas para que a ponte não seja um problema e sim uma solução ”.
Questionado sobre possíveis desapropriações que seriam necessárias para a obra e se esse custo ficaria por conta das prefeituras, Arce disse apenas que ainda está discutindo com as cidades, assim como outros detalhes da construção.
PREFEITOS
Para o Prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa ( PMDB ), a alternativa apresentada pelo Estado foi acertada. Demonstrando satisfação, o chefe do Executivo foi taxativo: “ Eu sempre defendi que a ligação entre as duas cidades fosse feita por ponte e não por túnel ”.
Papa reforçou que ainda há muito trabalho pela frente e que é preciso definir os acessos que provoquem menos impacto no meio urbano.
Já a prefeita Maria Antonieta de Brito ( PMDB ), apesar de bastante satisfeita com a proposta apresentada, mostrou estar consciente de que a obra será mais impactante para Guarujá. Tanto que ela se reuniu na semana passada com os comerciantes da Avenida Adhemar de Barros, mesmo antes da definição entre ponte ou túnel. “ Eles reagiram bem e com otimismo ”.
Antonieta deve voltar a se reunir com a população, antes que o projeto básico fique pronto. Ela e Papa ressaltaram a beleza da estrutura que funcionaria como um cartão-postal, com resultados positivos para o turismo.
Agora, as prefeituras devem iniciar estudos de adequação dos sistemas viários dos dois municípios para atender à logística dos acessos à ponte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário